‘Vacinas não seriam mais úteis que Remdesivir?’, questiona infectologista Leonardo Weissmann afirma que aprovação para uso no Brasil gera controvérsia na comunidade científica brasileira

300

A comunidade científica brasileira está discutindo a aprovação pela Anvisa do antiviral Remdesivir para pacientes internados com Covid-19, segundo o infectologista do Instituto Emílio Ribas, Leonardo Weissmann. Em entrevista à CNN na madrugada deste sábado (13), ele explicou os motivos do questionamento.

“Existe uma controvérsia sobre porque aprovar ou não o uso para finalidade específica de combate à Covid-19. Ainda não existe um papel definido sobre a eficácia e eficiência, de que forma vai realmente ajudar. Os estudos mostram que pode reduzir o tempo de pacientes internados em quatro dias, mas não mostrou redução de mortalidade ou redução de necessidade de ventilação mecânica”, disse.

valor do tratamento – que chega a US$ 3 mil nos Estados Unidos, algo equivalente a R$ 17 mil – também é levado em conta. “O custo da efetividade dele não está bem definido, o tempo vai mostrar o quanto pode realmente vir a nos ajudar. Fica a dúvida: até que ponto foi útil essa aprovação no Brasil? Não seria mais útil comprar mais doses de vacina?”, questiona.

O infectologista Leonardo Weissmann (12.mar.2021)
O infectologista Leonardo Weissmann (12.mar.2021)
Foto: Reprodução/CNN