Última semana.

225

Os Trabalhadores Invisíveis da saúde: Condições de Trabalho e Saúde Mental no contexto da Covid-19 no Brasil Se você atua no combate à COVID-19 responda à pesquisa!
Nós queremos te ouvir.

O objetivo do questionário da @oficialfiocruz é entender como o trabalho afeta a saúde física e mental de técnicos ou auxiliares de saúde, maqueiros, motoristas de ambulâncias, recepcionistas, seguranças, e profissionais que atuam na limpeza e conservação de unidades de saúde durante o enfrentamento da pandemia de COVID-19.

Se você se enquadra em uma dessas categorias, participe da pesquisa! Suas respostas serão fundamentais para a conquista de melhores condições de trabalho. Compartilhe também com seus colegas de equipe:

TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO (TCLE)

Prezado Trabalhador da Saúde,

Você está sendo convidado a participar da pesquisa “Os trabalhadores invisíveis da saúde: condições de trabalho e saúde mental no contexto da Covid-19 no Brasil” por estar atuando, diretamente, em atividades auxiliares e de apoio ao enfrentamento da pandemia. Essa pesquisa está sendo realizada por uma equipe de pesquisadores da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) e Centro de Estudos Estratégicos (CEE)/Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). Sua contribuição nos ajudará a compreender e analisar as condições de vida e do trabalho desses trabalhadores tão importantes que muitas vezes não têm a devida visibilidade social que deveriam ter.

O preenchimento desse questionário (digital) está disponível no link anexo. Ele é anônimo e todas as informações prestadas são sigilosas e sua divulgação será de forma agregada, evitando qualquer identificação. Sua participação não é obrigatória: você pode desistir de participar ou se recusar a responder determinada questão, sem lhe causar prejuízos ou danos, atuais ou futuros, com a instituição promotora e/ou executora da pesquisa, assim como os vínculos de trabalho. O tempo estimado para o preenchimento de todas as questões é de vinte a trinta minutos e, ao clicar no botão ENVIAR, no final do questionário, você estará firmando seu CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO em participar voluntariamente desta pesquisa.

A proposta do estudo é gerar dados e informações que auxiliem às entidades profissionais na fundamentação e formulação de propostas de melhorias para o nosso Sistema de Saúde, além de ajudar no desenvolvimento de ações estratégicas e políticas públicas, no campo da gestão e condições de trabalho de todos vocês que, de forma muitas vezes pouco valorizados, contribuem de forma decisiva na qualidade da assistência à saúde da população.

A pesquisa e esse questionário foram aprovados pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa, CAAE 32351620.1.0000.5240. Se você tiver dúvidas quanto à condução ética desse estudo, pode contatar o Comitê de Ética em Pesquisa da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca – ENSP/FIOCRUZ, Rua Leopoldo Bulhões, 1480 – Térreo – Manguinhos – Rio de Janeiro – RJ – CEP: 21041-210. Tel. do CEP/ENSP: (21) 2598-2863. E-Mail: cep@ensp.fiocruz.br; http://cep.ensp.fiocruz.br. Se desejar, consulte ainda a Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP). A CONEP elabora e atualiza as diretrizes e normas para a proteção dos participantes de pesquisa e coordena a rede de Comitês de Ética em Pesquisa (CEP) das instituições. Tel. da CONEP: (61) 3315-5877; E-mail: conep@saude.gov.br.

Após a conclusão da pesquisa de campo, os dados serão analisados e publicados em formato de Relatório pelo CEE/ENSP-FIOCRUZ conjuntamente com as instituições parceiras deste estudo, com a divulgação em eventos públicos e/ou periódicos científicos. Qualquer dúvida no preenchimento do questionário ou referente ao estudo, entre em contato com a Pesquisadora Responsável pela pesquisa, a pesquisadora da ENSP/FIOCRUZ, Dra. Maria Helena Machado, por meio do telefone: (21) 97915-2324, ou e-mails: machado@ensp.fiocruz.br/helenamachado@uol.com.br. Endereço: Rua Leopoldo Bulhões, 1480, sala 706 – Manguinhos, Rio de Janeiro – RJ, CEP: 21041-210.

Agradecemos sua participação. Clique aqui se desejar imprimir esse TCLE.

Coordenadora: Maria Helena Machado