Quem cadastrou como comorbidade e não vacinou poderá reagendar por idade

268

O agendamento da vacinação de pessoas com comorbidade que já têm idade para vacinar contra a Covid-19 no DF por faixa etária (48 ou mais) vai expirar em cinco dias. Passado esse prazo, o cadastro e a marcação serão excluídos do sistema.

A mudança foi adotada pela Secretaria de Saúde porque há um grupo de pessoas que por falta de laudo não está conseguindo vacinar como comorbidade. E como consta no sistema o cadastro/agendamento, elas não conseguem fazer nova marcação por faixa etária.

Com a medida, o cadastro e o agendamento delas no sistema serão extintos, o que permitirá que elas possam ser imunizadas por faixa etária. Agora, se tiverem mais de 48 anos, ou futuramente, quando chegar a idade delas. De acordo com o secretário-chefe da Casa Civil, Gustavo Rocha, a mudança foi realizada para que não ocorram erros no sistema, caso a pessoa queira reagendar. “O agendamento de pessoas com comorbidades cai em 5 dias. Isso ocorre porque, por exemplo, se uma pessoa tem 48 anos e, há 15 dias, agendou a vacinação como pessoa com comorbidade e não conseguiu ir por algum motivo, ela poderá reagendar por idade”, explicou.

“Se a pessoa teve problema com laudo ou com qualquer outra questão, pode reagendar por idade, em 5 dias”, disse. O agendamento poderá ser feito no site vacina.saude.df.gov.br.

Novas doses

O DF recebeu nesta quinta-feira (24/6) lotes com 111.030 doses de vacinas contra a Covid-19. São 18.950 doses da Janssen, 28.080 da Pfizer e 64 mil da Coronavac. Segundo a Secretaria de Saúde, as doses da Coronavac serão divididas em D1 e D2.

A novidade fica por conta do imunizante da Janssen: o primeiro lote chegou ao Brasil na última terça-feira (23/6), com 1,5 milhão de doses. Do total da remessa da Janssen que chegou no DF, 18 mil serão para professores da educação pública, e 950 doses, para população de rua.