Pessoas com comorbidades que faltaram vacinação não terão reagendamento no DF; saiba o que fazer

220

Segundo governo, público que não compareceu no dia marcado deve procurar postos drive-thru ‘o mais breve possível’. Regra vale também para profissionais de saúde, incluindo quem recusou atendimento para escolher marca da vacina.

Pessoas com comorbidades ou profissionais de saúde que não tomaram a vacina contra a Covid-19 no dia marcado, no Distrito Federal, não poderão fazer um novo agendamento. De acordo com a Secretaria de Saúde, os ausentes deverão procurar os postos drive-thrusem horário pré-definido.

A orientação foi divulgada em coletiva de imprensa realizada nesta segunda-feira (10). A regra vale para quem faltou aso agendamento por questão de saúde, outros compromissos ou por tentativa de escolher a marca da vacina.

Segundo a secretária Adjunta de Assistência em Saúde, Raquel Beviláquia, “é recomendado que o público procure pelo atendimento o quanto antes“. No entanto, não há um prazo limite para a imunização.

G1 questionou a Secretaria de Saúde sobre qual é a alternativa para profissionais de saúde e segurança agendados que também não compareceram no dia do atendimento, mas não obteve resposta até a última atualização desta reportagem.

Todas as vacinas são eficazes

Ao anunciar a medida de reencaminhamento para postos drive-thru, a secretária Raquel Beviláquia lembrou casos de pessoas que se recusam a tomar vacinas de determinadas marcas. “Todas as vacinas tem eficácia comprovada, nenhuma é melhor que a outra. A melhor vacina é aquela que está disponível para vacinar”, diz Raquel Beviláquia. No DF, estão sendo utilizados três tipos do imunizante: AstraZeneca, CoronaVac e Pfizer. Especialistas ouvidos pelo G1 explicam que o processo de aprovação segue “rigoroso controle de qualidade” e que “todas as vacinas em uso cumprem o que elas prometem: reduzir, principalmente, a forma grave da doença”.