GDF diz que estará satisfeito se 100% do público alvo estiver vacinado

214

O secretário da Casa Civil, Gustavo Rocha, afirmou nesta segunda-feira (10/5) que o Governo do Distrito Federal (GDF) “só estará satisfeito quando 100% do público-alvo” autorizado pelo Plano Nacional de Imunização (PNI) esteja vacinado contra a Covid-19. A declaração ocorreu durante uma coletiva de imprensa realizada no Palácio do Buriti, quando o gestor alertou sobre a baixa procura das mais recente faixa-etária contemplada com a imunização. Na última semana, segundo lembrou o secretário, apenas 36,6% do grupo de 60 e 61 anos haviam procurado um dos postos para receber a primeira dose da vacina. Nesta segunda, Gustavo Rocha afirmou que a Secretaria de Saúde ainda está compilando as informações sobre o fim de semana. No início do encontro com jornalistas, o secretário pontuou que houve um aumento de 12% nas internações de pessoas com a faixa etária entre 60 e 64 anos no Distrito Federal. Segundo ele, dentro das idades consideradas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como idosos – a partir de 60 anos – foi o único grupo o qual não houve queda de entradas em hospitais do DF, por Covid-19.

De acordo com Rocha, com dados baseados nos últimos 7 dias, dentro da faixa etária entre 75 e 79, houve queda de 42% de internações, assim como de 70 a 74 anos, com redução de cerca de 20% na procura por hospitais. As internações de pessoas com 65 a 69 anos também houve queda de 46.7%.

“Houve uma queda de internação em todas as faixas etárias, menos de 60 a 64 anos. Mostra que a vacina é eficaz e está surtindo o efeito esperado. É importante que governo sozinho não resolve tudo. A população tem que fazer sua parte e a conscientização das pessoas é fundamental. Quem estiver nessas faixas de idade deve procurar um posto de vacinação”, frisou.