MPDFT cobra da Saúde medidas para conter aumento de casos de Covid

281

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) requisitou, nesta sexta-feira (3/6), informações sobre as medidas adotadas pelo Governo do Distrito Federal (GDF) para enfrentar o aumento de casos de Covid-19 na capital federal. O documento foi encaminhado para a Casa Civil do Palácio do Buriti.
A força-tarefa de enfrentamento à Covid-19 também solicitou a ampliação da testagem da população como um todo e, ainda, apresentar o percentual recente de positividade dos testes de detecção do novo coronavírus.
Os dois órgãos terão o prazo de 10 dias para prestar esclarecimentos sobre as iniciativas eventualmente já tomadas.
“Nos últimos dias, chegamos a ter 2 mil casos, mas felizmente não estão sendo graves. No entanto, o índice de transmissibilidade tem chegado a 1,47 e 1,50. Nós cabe fazer um alerta, primeiro à sociedade para que continue e, inclusive, faça questão do uso das máscaras, da higiene com relação às mãos, mas também ao próprio governo, que tem que aprimorar o sistema de atendimento e ampliar a testagem”, disse o coordenador da força-tarefa, procurador Eduardo Sabo.
Segundo ele, o atual momento é “delicado, em que todos devemos estar em sintonia: o governo deve aplicar as medidas corretas para evitar a proliferação desta pandemia e a sociedade cumprir as regras necessárias para uma boa convivência”.

O MPDFT afirma que as requisições ocorreram a partir do expressivo aumento de casos de pessoas contaminadas e, também, pela recente manifestação da Câmara Técnica de Diretrizes e Orientações para o Manejo da Covid, da Secretaria de Saúde, que sugeriu a retomada da obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes fechados e públicos nos quais haja aglomeração de pessoas.