MINISTÉRIO DA SAÚDE ABRE CONSULTAS PÚBLICAS SOBRE TRAUMATISMOS DENTÁRIOS EM ADULTOS E CRIANÇAS

161

MINISTÉRIO DA SAÚDE ABRE CONSULTAS PÚBLICAS SOBRE TRAUMATISMOS DENTÁRIOS EM ADULTOS E CRIANÇAS

A consulta pública visa promover o diálogo entre a administração pública e o cidadão, em cumprimento aos Princípios da Legalidade, Moralidade, Eficiência, Publicidade, Transparência e Motivação.
Com o objetivo de ouvir a sociedade antes do lançamento das Diretrizes Clínicas para a Saúde Bucal na APS, o Ministério da Saúde lançou mais duas consultas públicas nesta segunda-feira (7/3). Desta vez, serão avaliadas a terceira e a quarta diretriz, que se referem ao manejo clínico de traumatismos alveolodentários tanto em dentes permanentes quanto decíduos (os primeiros dentes de bebês e crianças, que são trocados ao longo da infância e são popularmente conhecidos como “dentes de leite”)
Para o secretário de assuntos juridicos e trabalhistas do SODF, Aroldo Pinheiro de Moura, a consulta pública é um ótimo mecanismo de participação social “ Elas dão a oportunidade para o servidor, que é o operacionalizador das politicas de saúde pública terem a oportunidade de opinar em sua rotina diária, daquilo que realmente se concretiza na prática no dia a dia clínico” afirma Aroldo.
A consulta é voltada, principalmente, para profissionais de saúde, como cirurgiões-dentistas (da APS ou da atenção especializada), técnicos e auxiliares em saúde bucal, mas também recebe contribuições de gestores, professores universitários, pacientes e familiares, além de demais interessados. Para participar, siga as instruções:
Consulta pública – Diretriz para a Prática Clínica Odontológica na Atenção Primária à Saúde: Manejo Clínico de Traumatismos Alveolodentários em Dentes Decíduos
Data: de 7 a 28/3
Contribua aqui
Acesse o documento a ser avaliado
Consulta pública – Diretriz para a Prática Clínica Odontológica na Atenção Primária à Saúde: Manejo Clínico de Traumatismos Alveolodentários em Dentes Permanentes
Data: de 7 a 28/3
Contribua aqui
Acesse o documento a ser avaliado
As duas propostas fazem parte da construção do documento Diretrizes Clínicas para a Saúde Bucal na APS, fruto da parceria entre o Ministério da Saúde e o Global Observatory for Dental Care – GODeC, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Um dos principais objetivos é desenvolver, disseminar e prover acesso às recomendações baseadas em evidências científicas para a promoção das melhores decisões de tratamento e prática dos cirurgiões-dentistas da Atenção Primária.
Saúde bucal no SUS
Os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) têm acesso a serviços odontológicos desde a Atenção Primária, por meio das equipes de Saúde Bucal presentes em unidades básicas de saúde (UBS) que contam com a Estratégia Saúde da Família e nas unidades odontológicas móveis. Além desses serviços, os brasileiros também contam com os Centros de Especialidades Odontológicas (CEO), os Laboratórios Regionais de Prótese Dentária (LRPD) e atendimento odontológico em ambiente hospitalar.