Fórum Social das Resistências é realizado em Porto Alegre

339

Foi realizado de 26 e 30 de abril, em Porto Alegre (RS) O Fórum Social das Resistências.
Um evento que se inseriu nos processos do Fórum Social Mundial. Através de assembleias de convergências e de atividades autogestionadas, movimentos e organizações sociais que debateram a articularam as formas de resistências criadas pelos movimentos culturais, ambientais, políticos e sociais no Brasil e na América Latina.
O Conselho Nacional de Saúde (CNS) promoveu uma série de debate,entre elas, na manhã de sexta (29/04), a atividade “Boas práticas na disseminação de conhecimento e enfrentamento da pandemia pelo Controle Social”, organizada em parceria com a Organização Pan Americana da Saúde.
A atividade contou com o lançamento de uma publicação que reúne experiências inovadoras identificadas no Laboratório de Inovação, projeto realizado pelo CNS em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde no Brasil (Opas/OMS).
Na mesa de abertura, o presidente do CNS, Fernando Pigatto, falou sobre a importância de fortalecer a autonomia dos Conselhos de Saúde, de garantir recursos, ter orçamento para realizar outros projetos que os fortaleçam ainda mais.
“Se não tivéssemos essas experiências multiplicadas pelo país, teríamos outras milhões de pessoas tiradas de nós. As perdas foram devastadoras, mas é preciso ressaltar as milhões de vidas que foram salvas por projetos e experiências como essas do Laboratório de Inovação”.
O representante da Opas/OMS Fernando Leles falou da importância do registro e da multiplicação das inovações. “Quando vivemos o momento é difícil perceber a importância das nossas ações, mas é importante registrar, compartilhar e refletir sobre elas. Por exemplo, daqui a 50, 100 anos, quando alguém pegar esses registros vai saber o que aconteceu nessa época”.
A atividade contou com uma mesa redonda de diálogo com as experiências inovadoras e apresentação de estudos. O conselheiro nacional de Saúde e integrante da mesa diretora do CNS Neilton Araújo reforçou a importância do fortalecimento dos Conselhos.
“Não só precisamos continuar com as experiências do Laboratório, mas também fortalecer essa articulação e interlocução entre os Conselhos de Saúde para defendermos e fortalecermos o SUS”.
Flavio Goulart, da coordenação do Laboratório de Inovação destacou que as experiências reúnem coisas muito interessantes com qualidade e inovação. “Os Conselhos vão muito além para atuar frente a esse desafio que se impôs com a pandemia. O Laboratório foi uma usina geradora de muita inovação e de muita coisa que veio para ficar. O desafio é multiplicar e dar continuidade a esse conhecimento gerado”.
Os representantes dos Conselhos Estaduais de Saúde, do Rio Grande do Sul, Mariana Dambroz; de Minas Gerais, Ederson Alves da Silva; e do Conselho de Saúde do Distrito Federal, Jeovânia Rodrigues Silva apresentaram as experiências de suas regiões que foram selecionadas no projeto, “O controle e a participação social do SUS do DF tem destaque nesta publicação da OPAS e CNS. Entre as 35 experiências selecionadas 4 são do CSDF e seus parceiros, contemplando os 3 eixos e reforçando o seu papel de destaque, protagonismo e compromisso social exercidos na pandemia” reitera Jeovania.
Também participaram do debate, secretária executiva do CNS, Ana Carolina Dantas, a conselheira nacional de Saúde e integrante da mesa diretora do CNS, Fernanda Magano; o representante do Centro de Educação e Assessoramento Popular (CEAP) Valdevir Both.
Laboratório de Inovação
A 4ª edição do Laboratório de Inovação selecionou iniciativas inovadoras da participação social na saúde, focando em ações que visam aprimorar a participação social e os Conselhos como protagonistas da execução das políticas de saúde.