DF: Saúde diz que falta de vacinas para reforço contra Covid é pontual

209

Logo no primeiro dia de redução dos intervalos para as doses de reforço contra a Covid-19, anunciada na segunda-feira (20/12) pelo governador Ibaneis Rocha (MDB), cidadãos do Distrito Federal enfrentaram desabastecimento de imunizantes em algumas regiões administrativas.
A Secretaria de Saúde (SES) garantiu que tem vacinas suficientes para a nova campanha na capital da República. Em comunicado enviado ao Metrópoles, a pasta frisou que a falta de imunizantes verificada na manhã desta terça-feira (21/12) em diversas Unidades Básicas de Saúde (UBS) ao redor do DF é pontual e causada por “um aumento expressivo na procura, o que não vinha acontecendo”.
Ainda conforme o texto encaminhado à reportagem, o órgão afirma que todas as regiões de saúde “possuem uma programação de estoque em cada ponto, de acordo com a população local e a procura registrada”. Assim, de acordo com a SES, “é solicitada à Rede de Frio uma determinada quantidade diária que seja suficiente para atender àquele local”.
A secretaria pontuou, também, que “a vacina da Pfizer possui validade de 31 dias após o descongelamento”. Desta forma, dada a baixa procura por doses nos últimos dias, “os gestores dos pontos de vacinação têm solicitado quantidades menores para que não haja perdas”.
A pasta indicou que “está providenciando o abastecimento dos estoques naqueles locais que, momentaneamente, ficaram sem vacinas”. Por fim, a Secretaria de Saúde afirmou que a maioria dos pontos de vacinação já está “normalizada”.
Do início da pandemia até as 18h desta segunda, o Distrito Federal aferiu 518.644 casos de Covid-19, com 11.087 mortes pelo novo coronavírus. Cerca de 4,7 milhões de doses foram aplicadas, sendo pouco mais de 2 milhões como segunda dose. Quase 281 mil doses de reforço já foram aplicadas até o momento da publicação deste texto.