Covid: Saúde do DF reforça ampliação do prazo de validade de vacinas

276

Após a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) ampliar a aplicação da quarta dose da vacina contra a Covid-19 para pessoas com 50 anos ou mais, os postos de saúde da capital voltaram a ter maior movimentação nos últimos dias. Alguns brasilienses, no entanto, têm deixado de se vacinar por conta de supostos “imunizantes vencidos”.
Contudo, conforme a Secretaria de Saúde, certos lotes de vacina tiveram a validade ampliada, com autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Em nota enviada à reportagem, a pasta esclareceu que “não constam vacinas vencidas na Rede de Frio e nem nas salas de vacinação do Distrito Federal”.
DF aplica doses vencidas da AstraZeneca com aval da Anvisa. Entenda
Uma moradora do Plano Piloto, de 50 anos, que pediu para não ser identificada, contou ao Metrópoles que esteve na UBS 1 da Asa Norte, na quadra 905, na tarde desta quarta-feira (8/6). Ela iria tomar a terceira dose do imunizante contra a Covid-19, mas desistiu ao ouvir que o lote da AstraZeneca teria vencido em abril.
“Eu estava na fila para entrar quando uma pessoa que já tinha tomado disse que a vacina era da AstraZeneca e que havia vencido em abril. Depois, a moça (profissional de saúde) nos disse que era porque estava com a validade estendida. Aí, quem quis tomar continuou e outros foram embora”, relata.
De acordo com a SES-DF, as vacinas da AstraZeneca, de lote “21OVCD327Z”, venceriam inicialmente em 18 de abril, mas agora estão com vencimento previsto para 17 de julho.

“Esclarecemos que no dia 30 de março a Anvisa aprovou a ampliação da validade dos novos lotes da vacina Covid-19 (recombinante) fabricada pela Fiocruz. Com a autorização excepcional, os lotes constantes na Planilha ampliação lotes AstraZeneca, embora tragam a validade de seis meses no rótulo por terem sido fabricados antes da ampliação do prazo, podem ser utilizados por nove meses a partir da data de fabricação”, informa a Saúde, em nota.