Covid-19: Fiocruz aprova primeiro lote de vacina 100% brasileira

160

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) liberou o primeiro lote da vacina contra a covid-19 feita 100% no país. Fabricado em parceria com a AstraZeneca, o imunizante será entregue ao Ministério da Saúde para ser incluído no Programa Nacional de Imunizações (PNI).
O imunizante é resultado de contrato de transferência tecnológica entre a Fiocruz e o consórcio formado pela Universidade de Oxford e a farmacêutica AstraZeneca. Os primeiros lotes produzidos no Brasil pela fundação usaram ingrediente farmacêutico ativo (IFA) – principal insumo do imunizante – enviado pela China.
Para a Presidente do SODF Jeovãnia Rodrigues, a autonomia da FIOCRUZ para produção da vacina 100% nacional é fundamental “É muito importante que tenhamos continuidade e
regularidade na produção, além de possibilidade de eventuais adaptações que se façam necessárias para as variantes que venham a surgir “ enfatiza Jeovânia . “Além desses fatores, caso a COVID-19 torne-se uma doença endêmica teremos condições de incorporá-lá ao calendário vacinal com produção plenamente nacional.” Reitera .
O Conselho Nacional de Saúde (CNS) também manifestou reconhecimento à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) como instituição estratégica do Estado brasileiro, comprometida em promover a melhoria da saúde pública no nosso país. O desenvolvimento da nova vacina nacional contra a Covid-19 inaugura uma etapa de avanço na superação da pandemia no Brasil e no mundo.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu este ano parecer favorável para que a Fiocruz produza o Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) das vacinas contra a Covid-19. Após a transferência de tecnologia da AstraZeneca e com o deferimento da Anvisa, a Fundação passa a ser a primeira instituição brasileira capacitada a produzir e distribuir uma vacina Covid-19 100% nacional, vinculada ao Ministério da Saúde.
Em meio a um cenário de negacionismo e ataques à Ciência, a conquista dessa plataforma tecnológica garante avanços não só no presente, mas poderá ser utilizada também no enfrentamento a novos desafios para o SUS. A vacina contra Covid-19 100% nacional potencializará o desenvolvimento de outras vacinas no futuro e, consequentemente, trará mais saúde e qualidade de vida ao nosso povo