Softwares de CAD utilizados na odontologia que você precisa conhecer!

646

O primeiro passo para uma implantação completa do sistema CAD/CAM no seu consultório ou laboratório, com certeza, é a escolha de um bom software para se trabalhar! Além de dominar a técnica da impressão 3D é necessário ter as ferramentas ideais para planeja-la com sucesso. Para isso, nós te ajudaremos a conhecer e entender como funcionam alguns dos principais softwares de CAD utilizados na odontologia, seus benefícios e aplicações. E claro, quais os melhores caminhos para aprender a trabalhar com eles, para que assim, você faça as escolhas certas!
Confira 3 softwares de CAD utilizados na odontologia:
1. Meshmixer
O Meshmixer é um software aberto, ou seja, você pode trabalhar com arquivos de qualquer origem, e, além disso ele é gratuito, ou seja, não se paga para utilizar e nem para exportar os arquivos. É disponibilizado pela Autodesk e seu desenvolvimento foi voltado para modelagens 3D genéricas, sendo a odontológica uma das aplicáveis.
Por ser utilizado em diversas áreas, ele não possui ferramentas e um modo assistente específico para a odontologia. Por isso, é necessário ter um bom conhecimento das ferramentas do programa e além disso, criar o seu próprio processo de desenho. Dessa forma, será possível desenvolver grande parte das aplicações protéticas odontológicas.

Falando sobre suas aplicações, as mais comumente desenvolvidas no software são a preparação de modelos para impressão 3D (simples ou ortodôntico), enceramento de diagnóstico, mock up shell e placas miorrelaxantes! Dessa forma, aprendendo como utilizá-lo, você terá ótimos resultados! Para baixar o MeshMixer, clique aqui.
2. Blue Sky Plan
Diferente do MeshMixer, o software Blue Sky Plan é direcionado especificamente para ser utilizado na odontologia. Também é um software aberto, que recebe qualquer arquivo em .stl, portanto, não se paga para utilizá-lo, apenas para a realização das exportações!
O Blue Sky Plan possui facilidades como o planejamento virtual para cirurgia guiada, prótese total, traçado cefalométrico e setup ortodôntico para alinhadores invisíveis à custos acessíveis para o cirurgião dentista. Assim, proporcionando o conforto da realização dos planejamentos em seu próprio consultório.

Ademais, oferece, também, outros módulos de utilização gratuitos, como pontes e coroas, edição de modelos e segmentação de maxilares para biomodelos, dinamizando o fluxo digital. Trata-se de um potente visualizador de tomografias, pois não há perda de qualidade no momento da geração do modelo 3D.
Quando utilizado por centrais de planejamento, favorece a verificação e aprovação do projeto executado, pois, tendo download gratuito, o dentista que solicitou o planejamento pode acessar diretamente o arquivo. Não sendo necessária a utilização de visualizadores, quem nem sempre trazem todas as informações pertinentes para uma boa avaliação do planejamento. Para baixar o Blue Sky Plan, clique aqui.
3. exocad
Agora vamos falar sobre o software de CAD odontológico mais utilizado no mundo: o exocad! Primeiramente, você precisa saber que ele foi desenvolvido inicialmente para laboratórios de prótese dentária, possibilitando se trabalhar digitalmente boa parte dos trabalhos protéticos odontológicos.
Com a evolução dos materiais e tecnologias de fabricação das restaurações dentárias, o exocad também evoluiu nas suas possibilidades de projetos. Hoje, praticamente todos os tipos de restaurações podem ser projetadas pelo software. E apesar do foco inicial nas próteses, já está presente nas clínicas e consultórios, expandindo o uso para planejamentos cirúrgicos e cirurgias de implante dentário.
Sua popularização se deu, inicialmente, por ser o primeiro CAD odontológico aberto, ou seja, permitir executar trabalhos com arquivos .stl e assim trabalhar num fluxo digital com equipamentos de diferentes empresas. Já que os demais softwares concorrentes trabalhavam com arquivos criptografados e apenas funcionavam num fluxo com equipamentos da mesma empresa.
Além de ser um software aberto para todo tipo de arquivo, sua interface de trabalho é muito amigável e intuitiva, tornando-se de fácil execução para usuários iniciantes e extremamente poderoso nas mãos de usuários avançados.
omo nessa vida nem tudo são flores, toda essa gama de recursos tem seu custo. Sendo assim, é um software que deve ser adquirido no formato de licença (perpétua ou flex), mas que encarado como um investimento, certamente multiplicará o faturamento do negócio, devido a todas as melhorias que um software desse traz ao laboratório ou clínica odontológica.
E agora?
Entendeu a diferença sobre alguns dos principais softwares de CAD utilizados na odontologia? Viu qual mais se adapta a seu fluxo e necessidades de trabalho? Em suma, o que está esperando para aprender mais sobre eles e, finalmente, começar a desenvolver projetos 100% digitais? Acesse nossa plataforma de cursos ou entre em contato com um de nossos consultores e comece agora mesmo!