Celebração dos 50 Anos do Conselho de Saúde do DF

213

Cinco décadas de compromisso inabalável com a saúde pública do Distrito Federal foram celebradas em uma emocionante sessão solene no Plenário da Câmara Legislativa do DF, no dia 23 de agosto. A data marcou o aniversário do Conselho de Saúde do Distrito Federal (CSDF), uma instituição que desempenha um papel fundamental no controle social da saúde.

Em uma atmosfera repleta de gratidão e reconhecimento, o Sindicato dos Odontologistas do Distrito Federal (SODF) se uniu a autoridades, conselheiros e cidadãos em geral para homenagear esse órgão que, ao longo de meio século, tem sido um farol na defesa e aprimoramento das políticas de saúde na região.

“Estamos honrados em participar da celebração dessas cinco décadas de compromisso inabalável do Conselho de Saúde do Distrito Federal com a saúde pública. A sessão de homenagem na Câmara Distrital foi um testemunho do compromisso incansável que cada conselheiro e conselheira tem demonstrado para com a saúde do DF. Nossos sinceros agradecimentos a todos os conselheiros e conselheiras, e um reconhecimento especial à presidente Jeovânia por sua liderança excepcional, que tem sido a força motriz por trás de tantos avanços. Este marco não é apenas uma celebração do passado, mas um firme compromisso de enfrentar o futuro com determinação  e entusiasmo.” – Wendel Teixeira, Presidente do SODF

Jeovânia Rodrigues, Presidente do Conselho de Saúde do DF, também compartilhou palavras de agradecimento e reflexão: “A sessão solene em homenagem aos 50 anos do Conselho de Saúde do DF é uma celebração a todas as pessoas que se dedicam a atuar de forma voluntária nos conselhos de saúde. O SODF tem história sólida e atuação destacada no controle social da saúde do DF, tanto nos Conselhos quanto nas Conferências de Saúde. Agradeço ao SODF pela oportunidade de representar a entidade nos últimos 7 anos, tendo a honra de ser a primeira trabalhadora a presidir o órgão máximo deliberativo do SUS no DF.”

Sobre o CSDF

O Conselho de Saúde do Distrito Federal (CSDF) foi instituído por meio da Lei Orgânica do DF e é vinculado à SES-DF. O órgão atua como instância máxima de deliberação do SUS e tem caráter permanente e deliberativo.

São competências do órgão, entre outras, aprovar o orçamento da Saúde no DF, acompanhar a execução orçamentária e aprovar, a cada quatro anos, o Plano de Saúde do DF.

A composição do conselho inclui representantes de entidades e movimentos representativos de usuários do DF, entidades representativas de trabalhadores da área da saúde do DF, governo e prestadores de serviços de saúde do DF. A presidência é eleita entre os membros.

Essa celebração não é apenas um olhar para o passado, mas um compromisso renovado com um futuro onde a saúde pública do Distrito Federal continue a ser aprimorada e garantida para todos os cidadãos. O SODF parabeniza o Conselho de Saúde do DF por seu trabalho incansável ao longo dos anos e aguarda com entusiasmo as próximas realizações.