Ibaneis diz que vai estender a 3ª dose de vacina para outras idades

270

O governador Ibaneis Rocha (MDB) disse, após almoço com empresários do setor automobilístico, que a terceira dose da vacina contra a Covid-19 deve ser expandida para públicos de outras idades. “Conforme forem chegando as doses, nós vamos adiantando, seguindo os cronogramas da Anvisa que pede um prazo de 28 dias entre uma vacinação e outra. A ideia é vacinar todo mundo para que a gente tenha uma população imunizada e possamos voltar a ter a nossa vida de volta”, disse Ibaneis.
Desde quarta-feira (22/9), idosos com mais de 85 anos já podem tomar a dose de reforço. No Distrito Federal, a única marca de vacina que pode ser destinada à terceira aplicação é a do laboratório Pfizer. Também receberão dose extra pessoas com alto grau de imunossupressão, mas estas precisam efetuar o agendamento no site da Secretaria de Saúde. A aplicação para este público começa na próxima segunda-feira (27/9).

Adolescentes com mais de 13 anos também podem ser imunizados no DF. Os pontos de vacinação para esse público são exclusivos, já que, para menores de idade, é permitida apenas a administração do fármaco desenvolvido pela Pfizer. Também nesta quinta, o governador anunciou a vacinação para adolescentes de 12 anos, a partir de terça-feira. A nova faixa etária será imunizada devido à chegada das 28.080 doses da Pfizer, enviadas pelo Ministério da Saúde.

“O DF tem a previsão de receber, sexta-feira à noite mais vacinas da Pfizer. Entre elas 28.080 destinadas à vacinação dos adolescentes . Com isso, na terça-feira (28/9) será possível começar a imunização do público acima dos 12 anos. Ao iniciar esta vacinação, o DF atingirá a meta de disponibilizar a primeira dose à toda população acima de 12 anos”, escreveu no Twitter.