Voluntários levam festa de Natal a pacientes do Hospital de Base do DF

90

O clima de Natal já tomou conta do Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF). No início da noite desta quinta-feira (8/12), pacientes e acompanhantes da unidade de saúde foram recepcionados com uma festa natalina repleta de música e comida.

O evento foi organizado pelo grupo Irmã Dulce, da Rede Feminina de Combate ao Câncer. Umas das coordenadoras, Fátima Zago explica que as visitas aos pacientes são realizadas durante todo o ano, às quintas-feiras. “Nós trazemos lanche, música e dança. Os doentes se divertem e se alegram”, resume.

Desde 2019, Isabel Teles, uma das fundadoras do projeto, revela que os voluntários são chamados carinhosamente pelos pacientes de “anjos de rosa”. “Na verdade, é uma troca. Não é apenas eles que recebem. Nós também recebemos e, muitas vezes, até mais. Eles se sentem acolhidos no hospital. É uma verdadeira alegria e felicidade”, entende.

Entre as pessoas que celebraram a boa ação está Vaudélia Aparecida Braz, 40 anos, que aguarda pela cirurgia do esposo. “Como acompanhante, isso foi a melhor coisa que aconteceu, pois muita gente não tem condições de estar lanchando”, destaca.

Atualmente, o grupo conta com 13 voluntários. Entre elas, Lucia Reis, 39. “Nosso trabalho é mais voltado para os pacientes e acompanhantes. A gente vem para trazer alegria, pois tem pessoas que não recebem visitas há muito tempo”, aponta.

O grupo apoia a Rede Feminina de combate ao Câncer de Brasília. Os voluntários sempre realizam entrega de lanches e levam alegria ao Hospital de Base.