Testes de Covid em laboratórios caem 28% na 1ª semana de fevereiro

337

O total de testes de Covid-19 realizados pelos laboratórios associados à Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed) caiu 28% entre os dias 31 de janeiro e 6 de fevereiro de 2022.
Foram 282 mil exames para a detecção do novo coronavírus realizados no Brasil neste período. A taxa de positividade também recuou e ficou em 50% nesta semana.
Os laboratórios associados já realizaram, em 2022, mais de 1,7 milhão de exames para Covid-19 em todo o país. Veja o gráfico:

“Janela de oportunidade”
Pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) afirmam que o atual momento da pandemia de Covid-19 representa uma “janela de oportunidade” para que o Brasil controle a doença pandêmica. Segundo os especialistas, o alto número de vacinados ou com imunidade natural após a onda de Ômicron deve ser aproveitado para conter a circulação do vírus.
“Em um momento em que há muitas pessoas imunes à doença, se houver uma alta cobertura vacinal completa, há a possibilidade de reduzir o número de casos, internações e óbitos, e bloquear a circulação do vírus”, afirmam os cientistas, no boletim do Observatório Covid-19 da Fiocruz, divulgado nesta quarta-feira (9/2). A publicação analisa as diferentes fases da pandemia no Brasil desde janeiro de 2020.