Odontologia deixa uma bela e histórica participação na Conferência Distrital de Saúde

833
Cirurgiões dentistas na Conferência Distrital de Saúde

Após três dias de debate sobre políticas de saúde para o Brasil e o DF, a 10ª Conferência Distrital de Saúde foi concluída, tendo a Odontologia como um dos temas mais votados diante as propostas apresentadas. Os cirurgiões dentistas estiveram presentes e comemoraram as aprovações que irão levar as propostas e delegados eleitos(*) à etapa nacional do maior evento de participação social do país, a 16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª+8), marcada para acontecer de 4 a 7 de agosto em Brasília.

Além da Odontologia, estiveram entre os temas mais votados o fortalecimento da atenção primária, dos centros de atenção psicossociais, políticas antimanicomiais e a maior participação da população no Sistema Único de Saúde, sendo esta última uma das questões mais debatidas da conferência, cujo tema central foi Democracia e Saúde: Saúde como direito, consolidação e financiamento do SUS. Cada um dos grupos apresentaram 20 propostas, sendo 10 selecionadas para a votação.

Cerca de 500 pessoas passaram pelo evento, entre elas estiveram parlamentares de diferentes ideologias, gestores, servidores e usuários da rede de saúde. A Presidente do Sindicato dos Odontologistas do DF, Jeovânia Rodrigues, também conselheira do segmento dos trabalhadores do Conselho de Saúde do DF participou de toda organização e acontecimentos do evento e para ela é fundamental que os cirurgiões dentistas participem deste processo para que as questões relacionadas à Saúde Bucal permeiem estes debates.

TESTANDO TESTANDO
Jeovânia Rodrigues entre as colegas Ariane Dupin e Daniela Oliveira, Técnicas de Higiene Dental, juntas pela melhoria dos direitos em todas as áreas que compõe a atividade odontológica

“As conferências de saúde são espaços democráticos onde é possível que usuários, trabalhadores, gestores e prestadores de serviços do SUS manifestem suas opiniões, orientando e definindo as diretrizes das políticas de saúde e, portanto, subsidiando a sua construção”, afirma Jeovânia que demonstrou satisfação ao ver as propostas da categoria garantidas para a etapa nacional.  É através desse processo que a população pode contribuir ativamente e lutar para garantir seus direitos dentro do sistema de saúde.

(*) Delegados eleitos: Marcio Antonio Koshaka , Fabio Alauri Jacob Sabino, Maria Inês Borba De Araújo, José Arnaldo Pereira Diniz, Aroldo Pinheiro De Moura Neto, Jeovânia Rodrigues Silva, Rozangela Fernandes Camapum, Conrado Alvares Do Nascimento, Samuel Henrique Veiga De Mendonça