Lives da CENSA abordam doença periodontal e deficiência mental

236

“Cuidando do adulto com deficiência intelectual e mental severas durante a pandemia” é tema de diversas lives apresentadas no You Tube. Com tradução simultânea, a transmissão pelo Canal CENSA, traz informações importantes para pais e cuidadores. (Entre as lives programadas estão: Cuidando do adulto com deficiência intelectual e mental severa durante a pandemia é tema de live que abriu a série). destinada a trazer informações importantes para pais e cuidadores.

Expertise – A pandemia trouxe um novo cenário para as famílias em todo o mundo. A situação se tornou ainda mais desafiadora para pais e cuidadores de pessoas com deficiência intelectual. Por isso, o CENSA Betim idealizou a série de lives com profissionais com de grande expertise no atendimento a adultos com deficiência e autismo graves. A primeira foi dia 06 de abril, com o tema “Cuidando do adulto com deficiência intelectual severa na pandemia”. A transmissão ao vivo, terá a participação de Natália Costa (foto), mestre em Psicologia e diretora da instituição, e Denise Martins, psicóloga, presidente da Associação Mineira de Amigos e de Pessoas com Epilepsia (Amae) e membro consultor das Comissões de Defesa de Direitos da Pessoa com Doenças raras – Deficiência e de Direito das Pessoas com Doenças Raras (CDRAROS), da OAB/MG, e mãe de Mariana, 37 anos, pessoa com deficiência intelectual e mental.

Para Natália Costa, a convidada Denise Martins trará uma visão mais ampla sobre os cuidados necessários aos filhos com deficiência com cuidados dentro do lar. “É uma honra para nós ter a participação da psicóloga Denise Martins. Além de atuar como presidente da Associação Mineira de Amigos e de Pessoas com Epilepsia (Amae) e como membro das Comissões de Defesa de Direitos da Pessoa com Deficiência e de Direito das Pessoas com Doenças Raras (CDRAROS), da OAB/MG, ela é mãe da Mariana, hoje com 37 anos de idade e que é uma pessoa com deficiência intelectual e mental. Com toda essa vivência, esperamos compartilhar informações que agreguem e ajudem pais e cuidadores”, destaca a diretora do CENSA Betim, que atua há 25 anos no suporte a pessoas deficiência intelectual e suas famílias.

CENSA Betim – Fundado em 1964, o CENSA Betim é referência nacional nos cuidados a pessoas com deficiência intelectual, associada ou não a outros transtornos, e da sua família, assegurando-lhes qualidade de vida e uma educação socializadora. A instituição conta com uma equipe transdisciplinar, composta por profissionais da medicina, psicologia, psiquiatria, além de cuidadores e educadores. Se destaca por oferecer uma proposta diferenciada, com atividades esportivas e recreativas, escolaridade especial, equitação e oficinas de música, teatro e artesanato, em um ambiente familiar e integrado à natureza.