FDI defende saúde bucal para todos

362
Male doctor in uniform checking up female patient's teeth in dental clinic. Concept of oral examination, toothache and decay treatment.
Male doctor in uniform checking up female patient’s teeth in dental clinic. Concept of oral examination, toothache and decay treatment.

Novo relatório da FDI aborda as desigualdades e descreve estratégias para melhorar a saúde bucal nos próximos dez anos: *Condições bucais como cárie dentária, doença gengival, perda dentária e câncer bucal são as doenças não transmissíveis mais difundidas em todo o mundo – afetando 3,5 bilhões de pessoas – e têm impactos graves e significativos para a saúde, a sociedade e a economia.

– Os profissionais de saúde bucal devem ser ativamente incluídos em todos os esforços para melhorar a saúde para todos, de modo que os esforços de prevenção em nível populacional sejam eficazes e os necessitados recebam cuidados de qualidade.

Coincidindo com a 148ª sessão do Conselho Executivo da Organização Mundial da Saúde, a FDI lança a Visão 2030: Oferecendo Saúde Bucal Ideal para Todos, um relatório oportuno que oferece uma visão abrangente e interdisciplinar roteiro sobre como impactar as políticas de saúde e enfrentar os desafios para melhorar a saúde bucal e reduzir as desigualdades em saúde bucal na próxima década.

O documento recomenda estratégias para lidar com a carga de doenças bucais que as comunidades podem adaptar às suas próprias necessidades e circunstâncias, permitindo-lhes implementar soluções relevantes. O relatório também considera como amplas mudanças sociais, como o envelhecimento da população, exigirão que a força de trabalho em saúde bucal se adapte e permaneça equipada para prestar cuidados consistentes.

Fonte: / Mais informações e imagem / FDI World Dental Federation

Baixe o relatório (inglês) em https://www.fdiworlddental.org/sites/default/files/media/vision-2030-delivering-optimal-oral-health-for-all_0.pdf