DF tem seis ultracongeladores para armazenar 240 mil vacinas da Pfizer

317

Além do freezer da Secretaria de Saúde, há outros cinco semelhantes disponibilizados pela UnB, que chegam a -80°C de temperatura

A capital federal prepara-se para receber o primeiro lote de vacinas da Pfizer contra Covid-19 nos próximos dias. Um milhão de doses chegam ao aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP) na quinta-feira (29/4) e devem começar a ser distribuídas na sexta-feira (30/4) De acordo com a Secretaria de Saúde do Distrito Federal, a Rede de Frio Central tem um ultracongelador com 570 litros de capacidade, que comporta até 40 mil doses e chega a -80°C de temperatura. Além desse espaço para armazenar os imunizantes da Pfizer, a capital contará com freezers da Universidade de Brasília (UnB).A UnB colocou à disposição da pasta cinco equipamentos semelhantes. De acordo com a universidade, os ultracongeladores suportam temperaturas entre -60°C e -80°C, “adequadas para armazenar vacinas como as da Pfizer”. Cada um é capaz de armazenar, aproximadamente, 40 mil doses. Dessa forma, o DF tem capacidade de guardar cerca de 240 mil doses da Pfizer. O prazo de validade desse imunizante armazenado a -75ºC é de seis meses.
De acordo com o Ministério da Saúde, as vacinas da Pfizer serão entregues às unidades da Federação armazenadas entre -25°C e -15°C — as doses podem ser mantidas nessa faixa de temperatura por até 14 dias. Algumas unidades da rede de frio do país, porém, não têm congeladores capazes de guardar os imunizantes nestas temperaturas, mas entre 2°C e 8°C. Nesses casos dos locais que contam com freezers mais comuns, o ministério diz que a aplicação na população deve ocorrer em até cinco dias.

Devido ao curto espaço de tempo, então, o órgão está orientando, para essa primeira remessa, que a vacinação com as doses da Pfizer fique restrita às 27 capitais do país, que contam com congeladores mais adaptados.

Também devido à refrigeração especial, a distribuição desse lote inicial será feita em duas etapas: primeiramente, serão enviadas aos estados e ao Distrito Federal as vacinas destinadas para a primeira dose (500 mil). O restante ficará guardado no Centro de Distribuição do Ministério da Saúde, em Guarulhos, a -25°C. Uma semana depois, as unidades federativas receberão os lotes para segunda dose (500 mil restantes). No caso da vacina da Pfizer, o intervalo entre a primeira e a segunda aplicação é de 21 dias. A recomendação é de que os gestores locais concentrem a aplicação dessas doses, preferencialmente, em unidades de saúde que contem com câmaras refrigeradas cadastradas na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), com sistema de segurança que alerta em caso de problemas, como falta de energia elétrica, por exemplo.

Compra de freezers

Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, está em andamento o processo de compra de 183 freezers de ultrabaixa temperatura (de -90°C a -60°C). Esse tipo de equipamento é o mais indicado para o armazenamento das vacinas da Pfizer, pois permite que as doses durem seis meses. O órgão entregará os freezers para as centrais estaduais, para que os gestores locais definam a estratégia de distribuição.

O ministério prevê que o primeiro lote, com 30 freezers, será entregue em meados de junho. A aquisição é realizada via Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). Segundo a Secretaria de Saúde do DF, a previsão é de que a capital receba seis desses equipamentos.