DF bate 60% da população acima de 18 anos vacinada com 1ª dose

217

O Distrito Federal superou nesta terça-feira (3/8) a marca de 60% da população adulta vacinada com pelo menos uma dose da vacina contra a Covid-19. Segundo a Secretaria de Saúde do DF (SES-DF), 1.387.809 pessoas iniciaram a imunização na capital.
Dessas, 563.045 tomaram também a segunda dose das vacinas AstraZeneca, CoronaVac e Pfizer. Outras 52.668 tomaram o imunizante de dose única, da farmacêutica Janssen.

Em relação à população total, incluindo pessoas de 0 a 17 anos, o número de imunizados com a primeira dose representa 45,46%. Até o momento, a capital do país tem 26,65% do público-alvo da vacinação já imunizado contra a Covid com as duas doses ou a dose única. Entre aqueles que completaram o ciclo vacinal, o número de imunizados equivale a 20,17% da população geral do DF.

Na capital, o governador Ibaneis Rocha (MDB) anunciou que o Distrito Federal vai vacinar adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades, a partir de quinta-feira (5/8). Serão imunizados, inicialmente, autistas e pessoas com Síndrome de Down.

Segundo o governador, a vacinação desse grupo será feita por agendamento – o cadastro prévio abrirá na quarta-feira (4/8).
A capital do país já vacina pessoas com comorbidades a partir de 18 anos. Pela faixa etária, a campanha abrange cidadãos com 35 anos. Nesta terça-feira (3/8), começa a imunização de pessoas com 30 anos, sem agendamento.

Mutirão
Nesse último fim de semana, a Secretaria de Saúde promoveu mutirão de vacinação em segunda dose contra Covid-19, com 15 pontos disponibilizados no sábado (31/7) e 11 no domingo. A ação alcançou a marca de 13.288 doses aplicadas, somando as segundas doses e as únicas.

Para suprir as bases de vacinação e a alta demanda ao longo dos dois dias, mais de 70 mil doses foram distribuídas pela Rede de Frio Central.

Pessoas que estavam com data marcada no cartão para receber a segunda dose até 6 de agosto também puderam procurar os pontos de vacinação nesse fim de semana. A vacina foi antecipada apenas para quem recebeu os imunizantes da AstraZeneca e CoronaVac.

A previsão é que, para agosto, sejam aplicadas 250 mil segundas doses. Estão incluídos no quantitativo aqueles que tomaram a primeira dose da AstraZeneca e da Pfizer, em maio, e os que receberam a primeira dose da CoronaVac em julho.