Covid-19: Saúde não garantirá vacinas para estados que adotarem “regras próprias”

220

O Ministério da Saúde informou, por meio de nota oficial, nesta quarta-feira (1º/9), que não garantirá doses de vacinas contra a covid-19 para os estados e municípios que adotarem esquemas vacinais diferentes das que foram definidas e recomendadas pelo Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO).
“As alterações nas recomendações do PNO podem influenciar na segurança e eficácia das vacinas na população e podem, ainda, acarretar na falta de doses do Plano Nacional de Vacinação para completar o esquema vacinal na população brasileira”, alertou a pasta.
Entre as últimas críticas do ministro, estavam a decisão de incluir adolescentes na campanha de imunização contra a covid-19 e também a intercambialidade de imunizantes em grávidas, ações adotadas por alguns estados, sem o aval do Ministério da Saúde.
Na última semana, durante coletiva de imprensa, Queiroga disse que existe risco de faltar doses de imunizantes caso cada estado siga as próprias regras e não as normas indicadas pela pasta. “Se cada um quiser criar um regime próprio, o Ministério da Saúde, lamentavelmente, não terá condição de entregar doses de vacinas. Temos que nos unir aqui para falar a mesma língua. Se for diferente, vai faltar dose mesmo. Não vale ir para a Justiça, o direito de ir para a Justiça é um direito universal e constitucional, mas o juiz não vai assegurar dose que não existe”, disse.
As mudanças de alguns pontos acordados no Programa Nacional de Imunização (PNI) feita por alguns estados e cidades têm sido alvo de críticas constantes do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. Para ele, decisões tomadas fora do PNI geram “calor” ao invés de gerar “luz”.