Comissão de aprovados no concurso da SES/2022 e Diretoria do SODF sãorecebidos pelo candidato Leandro Grass

117


O candidato ao GDF Leandro Grass recebeu a comissão dos representantes aprovados no concurso/2022 para a Secretaria de Saúde e a diretora do sindicato Rozângela Camapum.
Na oportunidade a comissão dos aprovados no último concurso para Cirurgião-Dentista solicitaram do candidato a ampliação da Política de Saúde Bucal no DF e a nomeação dos concursados.
Dentre os pontos apresentados ao candidato Leandro Grass, está o pedido de colocação da Equipe de Saúde Bucal – ESB em todas as Equipes de Saúde da Família – ESF, pois sem essa relação fica inviabilizado o acesso em tempo célere e oportuno para atendimento odontológico. Esse incremento garantirá a Saúde Bucal como Direito de Cidadania na atenção primária e reduzirá a demanda para a atenção secundária. Estima-se que sejam necessárias 249 novas Equipes de Saúde Bucal, além da adequação das equipes incompletas.
A cobertura de Saúde Bucal do DF é umas das mais baixas do país – 33%, em uma correlação direta com a quantidade de ESB na atenção primária.
Para a Diretora de Comunicação e Imprensa do SODF, Rozângela Camapum, também é urgente uma atenção especial as UPAS implantadas no DF, garantindo a oferta nas mesmas do serviço odontológico de urgência, para não retirar o foco da atenção primária na promoção, prevenção e assistência em Saúde Bucal.
SODF e Comissão dos concursados solicitaram ao candidato Leandro Grass que caso eleito, o Governador desse início a contratação ainda em janeiro, pois existe um déficit de aproximadamente 575 Cirurgiões Dentistas na SES/DF.
Leandro Grass confirmou que caso eleito iniciará a nomeação dos aprovados ainda em janeiro, bem como dará prioridade a Política de Saúde Bucal no DF.
A diretoria do SODF está em contato com a assessoria do atual governador para entregar a pauta do SODF e receber a Comissão dos concursados.