CD Swedenberger do Nascimento Barbosa é empossado como o novo secretário-executivo do Ministério da Saúde

149

O norte-rio-grandense Swedenberger do Nascimento Barbosa, conhecido como Berger, é o novo secretário-executivo do Ministério da Saúde, segundo cargo mais importante dentro do escalão da pasta.
Berger foi o segundo presidente do Sindicato dos Odontologistas do DF.
Para o presidente do SODF Wendel Teixeira Santos, o nome de Swedenberger do Nascimento Barbosa é motivo de muito orgulho para todos na entidade “ Ele sempre lutou por melhores condições de trabalho dos Cirurgiões Dentistas e por uma saúde bucal de qualidade para todos. É um verdadeiro defensor do Sistema Único de Saúde universal, público e de qualidade. O SUS tem muito a ganhar com essa nomeação e temos a certeza que ele fará um excelente trabalho” afirma Wendel.
Cirurgião-dentista formado pela UFRN, ele já trabalhou nas gestões Lula e Dilma e também no Governo do Distrito Federal. Sua nomeação consta no Diário Oficial da União (DOU) de 1º de janeiro.
Em Brasília, Barbosa atuou na Presidência entre 2003 e 2012, exercendo cargos como Chefe de Gabinete-Adjunto da Presidência da República de Lula e secretário-executivo da Casa Civil.
O odontologista trabalhou ainda no Governo do Distrito Federal, entre 1996 e 1998, como secretário de Estado de Governo na gestão do então petista Cristovam Buarque, e entre 2012 e 2014 como secretário-chefe de Agnelo Queiroz.
Além da trajetória na gestão governamental, Barbosa tem uma longa formação acadêmica. É doutor em Ciências da Saúde
pela Universidade de Brasília (UNB), mestre em Ciências da Saúde pela UNB, especialista em Saúde Pública pelo Centro Universitário de Brasília (CEUB), especialista em Saúde Coletiva (UNB/Associação Brasileira de Odontologia-DF), e formado em Odontologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
Nesta segunda (2), Swedenberger foi empossado junto com a nova ministra da pasta, Nísia Trindade.