Teste gratuito da Covid: saiba em quais farmácias do DF ainda há vagas

7368

A testagem gratuita da Covid-19 em 21 farmácias parceiras continua no Distrito Federal. Em alguns estabelecimentos, no entanto, não há mais agendamentos disponíveis para esta semana. Agora, a Drogaria São Rafael, no Gama, e duas unidades da Farmácia Descontão, em Taguatinga e Ceilândia, por exemplo, só têm agendamento para os testes gratuitos a partir da próxima segunda-feira (24/1).
O início do atendimento, a definição do horário de testagem, a necessidade de agendamento e a quantidade de testes realizados por dia são definidos pelos estabelecimentos habilitados.
O Metrópoles fez um levantamento na manhã desta quinta-feira (20/1) e pôde constatar a situação. Das cinco redes selecionadas, a Drogaria Brasil, em Santa Maria, é a única que atende por demanda espontânea, com média de 40 senhas por dia.
Devido à alta procura, a Atacadão Drogacenter, que atende em 15 unidades espalhadas em regiões administrativas pelo Distrito Federal, mobilizou 16 funcionários do call center para o agendamento dos testes. A linha telefônica disponibilizada, entretanto, está congestionada e não atende às chamadas recebidas.
Por volta das 9h30, a Farmácia Descontão de Águas Claras informou que há vagas disponíveis para esta sexta-feira (21/1).
A Drogaria Messias, em Ceilândia, só agenda os testes pelo WhatsApp.
Confira o levantamento abaixo:
Drogaria Brasil (Santa Maria) – Entrega de senha
Farmácias Descontão (Águas Claras) – Agendamento pelo WhatsApp, no telefone (61) 98105-0115 (só há vagas para amanhã, sexta-feira)
Farmácias Descontão (Taguatinga) – Agendamento pelo telefone (61) 98105-0346 (só há vagas para a próxima semana). Eles realizam cerca de 15 testes por dia
Farmácias Descontão (Ceilândia) – Agendamento pelo telefone (61) 98105-0273 (só há vagas para a próxima semana)
Drogaria Drogacenter (15 regiões administrativas) – Agendamento pelo telefone (61) 3965-1111 (linhas congestionadas)
Drogaria Messias (Ceilândia) – Agendamento pelo WhatsApp, no telefone (61) 98145-6407
Drogaria São Rafael (Gama) – Agendamento pelo WhatsApp, no telefone (61) 99901-6325 (só há vagas para a próxima semana)
Testagem nas farmácias
A testagem nas farmácias é uma parceria da Secretaria de Saúde com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF) – que, com apoio do Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos (Sincofarma), selecionou os estabelecimentos que promoveriam o exame. Cada farmácia deve notificar a Saúde do DF sobre os casos positivos e negativos.
Servidores da pasta treinaram os funcionários da empresa quanto ao uso do sistema e-SUS, no qual são registradas as informações do exame, como data de realização, resultado, lote e data de validade.
De acordo com a Subsecretaria de Logística, as farmácias do DF estão abastecidas com 60 mil kits de testagem. Além do equipamento entregue para realização do exame nas farmácias, 181 mil testes estão espalhados pelas unidades de saúde da rede pública e ainda há 539,6 mil em estoque.

Confira as informações completas na tabela abaixo:

Reprodução/SES-DF