Taxa de transmissão da Covid tem nova alta e chega a 1,12 no DF

165

A taxa de transmissão da Covid-19 registrou a sétima alta seguida e chegou a 1,12 no Distrito Federal nesta segunda-feira (9/5). No início do ano, o índice se aproximou de 0,60. Os dados são do boletim epidemiológico divulgado pela ,Com a atualização, a taxa aponta que um grupo de 100 pessoas pode infectar outras 112. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), quando a taxa de transmissão está acima de 1, significa que a pandemia está avançando.
Outros indicadores da pandemia permanecem baixos. De acordo com o boletim, o DF registrou 309 casos e duas mortes nas últimas 24h. Desde o início da crise sanitária, a capital federal notificou 697.821 infecções e 11.662 óbitos pela doença.
Em relação aos casos, desde 2020, cerca de 45.5 mil pessoas que testaram positivo para a doença no DF moravam em outras unidades da federação.
Procurada, a Saúde esclareceu que a taxa de transmissão não é o único indicador utilizado para definição do cenário epidemiológico. “É essencial avaliar em paralelo a média móvel de casos e de óbitos, o percentual de positividade, o número de casos ativos, entre outros indicadores”, disse por meio de nota.

A pasta destacou que todas as medidas tomadas para combate ao coronavírus são baseadas em avaliações de especialistas, critérios científicos e dados técnicos. “A situação é monitorada todos os dias, em tempo real.”