SODF participa da 2ª CDGTES

95

A etapa da Região Central de Saúde aconteceu nesta terça-feira (16/05), na Câmara Legislativa do DF. Até o dia 29 de maio, outras regiões administrativas também realizarão o evento que visa discutir prioridades para usuários, trabalhadores e gestores do SUS

O Sindicato dos Odontologistas do Distrito Federal (SODF), representado pelo diretor José Arnaldo Pereira Diniz participou, nesta quinta-feira (16/05), da etapa da Região Central da 2ª Conferência Distrital de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. O tema deste ano é Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: Gente que faz o SUS acontecer. O diretor também é um dos membros da comissão organizadora da conferência.

O evento reúne profissionais da saúde, gestores e usuários do SUS e tem como intuito discutir prioridades e delinear ações que impactem na organização da atuação dos profissionais da área dentro da capital.

De acordo com o Presidente do Conselho Regional de Saúde de Brasília, Fabricio Reis, a conferência é um excelente momento para ouvir o trabalhador do SUS e o cidadão que é atendido. “Essas conferências permitem uma participação social efetiva na construção de políticas públicas de saúde, oportunizando todos a trazerem diretrizes com propostas de melhoramento de condições de trabalho e acesso”, explica.

Para o Superintendente da Região Central de Saúde, Dr. Paulo Roberto da Silva Junior, a conferência permite elaborar propostas que irão melhorar a qualidade do SUS. “A conferência é espaço que todos têm voz, o usuário, o trabalhador e o gestor. Juntos eles irão discutir políticas que irão melhorar a qualidade do SUS como um todo. E, após discussão, as propostas vão ser votadas e levadas para a Conferência Distrital e depois para a Nacional”, afirma.

O evento aconteceu no auditório da Câmara Legislativa do DF. Após café da manhã e abertura da mesa, os participantes foram divididos por eixos temáticos e grupos de trabalho, podendo discutir os temas propostos e encontrar possíveis diretrizes para cada um deles.

No início da tarde, as equipes voltaram ao auditório para apresentação, votação das propostas e eleição dos delegados para Conferência Distrital.

A etapa distrital faz parte das ações da 4ª Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (CNGTES), a ser realizada em novembro deste ano pelo Ministério da Saúde.

Confira aqui os dias e horários das próximas etapas regionais.

Odontologia na Conferência

A saúde bucal é necessária para prevenir a cárie, infecções e o agravo de algumas doenças sistêmicas como a diabetes. Por isso, o investimento nesse setor tem sido cada vez mais solicitado pelo SODF, resultando na redução de doenças e melhora da saúde.

De acordo com a representante da Associação Brasileira de Odontologia do DF (ABO-DF), Luciana Freitas Bezerra, é de suma importância a participação do cirurgião-dentista na Conferência. “O dentista que é trabalhador do SUS participando de um evento como esse permite que possamos tentar incluir os dentistas no orçamento do DF que e, quem sabe, da União”, afirma.

Segundo ela, é importante lembrar que tudo começa pela boca. “A saúde bucal é fundamental. Você fala, sorri, come e mastiga pela boca. Então a boca é a relação com o outro, se existe um ser social, existe uma boca que fala. É importante cuidar!”, finaliza.