SODF marca presença no evento de assinatura do Acordo de Gestão Local para Centros de Especialidades Odontológicas da SES-DF

216

Doze Centros de Especialidades Odontológicas do Distrito Federal trabalham agora conforme os novos Acordos de Gestão Local (AGL). Os documentos foram assinados, nesta segunda-feira (20), na Secretaria de Saúde, e trazem metas a serem alcançadas no atendimento à população, como números de procedimentos básicos, de periodontia, endodontia e cirurgia oral.

“Não se trata só de um ato burocrático, mas sim de um reflexo do compromisso que nós estamos fazendo com a qualidade da assistência na odontologia do Distrito Federal”, afirmou a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio. Os acordos envolvem duas unidades da Região Central de Saúde, duas da Oeste, uma da Centro-Sul, duas a Sudoeste, uma da Sul, duas da Norte e a do Hospital Materno-Infantil de Brasília (HMIB).

Para a superintendente da Região de Saúde Norte, Sabrina Gadelha, os Acordos de Gestão Local ajudam a traçar objetivos claros. “Esse acordo vai trazer um incentivo a mais para o profissional. Ele têm agora metas para cumprir e com isso vai melhorar a assistência para a população”, disse.

Para o secretário de assuntos jurídicos do SODF Dr. Aroldo Pinheiro foi importante o Sindicato prestigiar esse evento para tomar conhecimento do documento, porém não poderia deixar de aproveitar o momento solene para cobrar da SES-DF a concessão de 40 horas para equipe de saúde bucal, em específico os pedidos dos Cirurgiões Dentistas. Segundo o Dr Aroldo: “Não basta ter documentos de gestão com metas a serem alcançadas, sem a devida melhoria das condições de trabalho e ampliação do quadro de recursos humanos.”

O Programa de Gestão Regional da Saúde começou a ser implantado no DF em 2017 e a meta é atingir todas as unidades de saúde até 2023. As ações incluem capacitação de gestores e servidores, levantamento de metas e levantamento sociodemográfico de todas as regiões de saúde.