SODF e comissão de aprovados discutem nomeações

42

A comissão de aprovados para o cargo de cirurgião-dentista da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) esteve reunida na noite desta terça-feira (11/03) com o diretor jurídico do Sindicato dos Odontologistas do DF (SODF), Aroldo Neto, para discutir o cenário das nomeações e a situação dos profissionais da categoria.

Com a troca de comando na Secretaria de Saúde e o recente aumento na contratação de profissionais por meio de contratos temporários, o SODF e os aprovados manifestaram preocupação com o risco de terceirização em diversas categorias, incluindo a odontologia.

Déficit de profissionais

Atualmente, o Distrito Federal registra um déficit de aproximadamente 500 cirurgiões-dentistas na rede pública de saúde, mesmo com um concurso vigente e profissionais aprovados aguardando convocação.

Em 2024, as 50 nomeações prometidas pela SES-DF e previstas na Lei Orçamentária Anual (LOA) não foram efetivadas. Para 2025, a previsão é de 336 novas nomeações para a categoria, sendo 100 delas para o primeiro semestre.

Próximos passos

O SODF já agendou uma reunião com o novo secretário de Saúde, Juracy Cavalcante, para tratar diretamente do tema e cobrar a efetivação das nomeações.

Além disso, a comissão de aprovados definiu uma série de medidas para pressionar pela convocação dos profissionais ainda este ano.

O SODF reafirma seu compromisso em buscar soluções para o déficit de profissionais e garantir que as nomeações aconteçam o mais breve possível.