A língua geográfica, também conhecida como glossite migratória benigna, é uma condição inofensiva que afeta a superfície da língua.
Os sintomas incluem manchas vermelhas lisas na parte superior ou lateral da língua.
Em geral, as manchas cicatrizam e mudam para outro lugar da língua antes de desaparecerem por conta própria.
A causa exata da glossite migratória não é conhecida, a aparência de mapa que a língua adquire é resultado de uma inflamação.
Normalmente, a língua é coberta com uma camada de pequenas protuberâncias chamadas papilas, mas se por alguma razão algumas dessas protuberâncias desaparecem, as áreas da língua ficarão lisas e vermelhas, com bordas levemente elevadas. Essas áreas afetadas podem mudar de tamanho e localização diariamente, fazendo com que a língua pareça diferente cada vez que você olha para ela.
CAUSAS E O DIAGNÓSTICO?
Não existe uma causa específica para o aparecimento dela, mas alguns fatores podem estar relacionadas a ela:
alimentos condimentados ou quentes;
álcool ou fumo;
estresse;
hereditariedade, especialmente de quadros de manifestações alérgicas, como asma, rinite e urticária;
doenças dermatológicas, como psoríase.
TRATAMENTO:
Quando as causas não são conhecidas, não há tratamento específico. Dr Bruno Puglisi recomenda fatores que possam causar menos irritação e desconforto como ter excelente higiene oral, escovando os dentes e a língua com uma escova de cerdas macias. Você também pode usar uma gaze estéril para limpar os restos de comida.
Por outro lado, crianças mais velhas devem usar enxaguatórios bucais com antissépticos orais contendo clorexidina. Se o desconforto persistir,é possível aplicar algum gel anti-hitamínico na área de descamação . Isso ajuda a regenerar as papilas mais rapidamente.
Em casos raros, é possível usar analgésicos e lavagens para tratar os sintomas.