MPDFT quer explicações sobre ações da Secretaria de Saúde na pandemia

167

A força-tarefa de enfrentamento à covid-19 do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) requisitou à Secretaria de Saúde informações sobre os leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) remanescentes pós-pandemia, apontando quantos estão em funcionamento. A pasta responsável tem o prazo de dez dias para prestar informações sobre o legado dos leitos utilizados pelos hospitais de campanha.
O órgão também quer saber de que forma os leitos na rede pública de saúde foram aproveitados e qual foi a quantidade recebida por cada unidade. Além disso, os representantes do MPDFT encaminharam ofício à Casa Civil e à Secretaria de Comunicação do DF requisitando, no prazo de cinco dias, a realização de campanha de divulgação destacando a importância da aplicação de dose de reforço da vacina contra a covid-19.
Em relação aos leitos, o objetivo do Ministério Público é que eles sejam remanejados para outras unidades hospitalares que apresentem grande volume de atendimentos e espaços físicos apropriados. A SES terá que informar ainda a respeito da aquisição dos equipamentos decorrentes da contratação dos leitos de UTI para os hospitais de campanha da Polícia Militar e do Estádio Nacional de Brasília.
O MPDFT também quer esclarecimentos sobre o incremento no número de leitos de UTI, UCI ou de enfermaria, decorrente da construção de hospitais acoplados, além da aquisição de insumos para esses hospitais. Coordenador da força-tarefa, o procurador de Justiça Eduardo Sabo, disse que o grupo tem acompanhado a gestão dos leitos de UTI desde o início do período pandêmico e que, agora, esses leitos deverão ser destinados a todas as enfermidades da comunidade.
Imunização
O MPDFT também requisitou a realização de campanha de divulgação do governo local sobre a importância da aplicação de dose de reforço da vacina contra o coronavírus.
Em reunião realizada na semana passada entre a força-tarefa e representantes da Secretaria da Saúde, o entendimento unânime foi pela necessidade de sensibilizar a população do DF quanto à importância de receber a dose, para proporcionar o aumento da quantidade de anticorpos no organismo.