Novos equipamentos ampliam acesso a serviços especializados em unidades de saúde
Os serviços de fisioterapia, terapia ocupacional (TO) e odontologia da Secretaria de Saúde (SES-DF) foram reforçados com a chegada de novos materiais e equipamentos. O secretário de Saúde, Juracy Cavalcante Lacerda Júnior, visitou, nessa segunda (10), o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e os setores de fisioterapia e terapia ocupacional do Hospital Regional de Taguatinga (HRT), uma das unidades beneficiadas, para acompanhar de perto as melhorias.
“Os novos equipamentos garantem mais segurança e qualidade no atendimento, principalmente para pacientes com deficiência e condições especiais. Com essa modernização, conseguimos oferecer um serviço mais eficiente e humanizado”, afirmou.
A dona de casa Naise Cardoso,55, mãe da Nadine, 26, uma jovem com autismo atendida pelo CEO do HRT, elogiou a qualidade do serviço. “Minha filha passou por uma cirurgia longa e foi muito bem assistida. O atendimento aqui é excelente e esses novos equipamentos nos dão ainda mais segurança e tranquilidade”, afirmou.
O Centro realiza, em média, 340 atendimentos mensais em especialidades como cirurgia oral menor, endodontia, pediatria, disfunção temporomandibular (DTM) e atendimento a pessoas com deficiência (PCD).
Além do CEO, localizado no HRT, a Unidade Básica de Saúde (UBS) 5 de Taguatinga, a UBS 6 do Gama e a Policlínica do Gama também foram beneficiadas. As especialidades receberam itens como cadeiras odontológicas modernas, eletroestimuladores, bicicletas ergométricas, ultrassom terapêutico, infravermelho e dinamômetros, utilizados para avaliação da força muscular dos pacientes.
Para a gerente de odontologia da SES-DF, Daniela Marques, a modernização dos consultórios é importante para aperfeiçoar os serviços oferecidos à população. “Muitos equipamentos eram antigos e precisavam ser substituídos. A renovação possibilita mais qualidade no atendimento e melhores condições de trabalho para os profissionais”, ressaltou.
Investimento
A iniciativa busca fortalecer a infraestrutura da rede pública e ampliar o acesso da população aos serviços especializados. Para a ampliação e renovação do parque tecnológico da odontologia no Distrito Federal, foi realizado um investimento de quase R$ 6 milhões.
Parte dos recursos foi viabilizada por meio de emenda parlamentar do deputado distrital Jorge Vianna (Podemos), sendo R$ 500 mil para a aquisição de consultórios odontológicos. O parlamentar destinou ao todo 1,5 milhão à SES-DF.