GDF diz que só vai liberar novos agendamentos após zerar cadastro Chefe da Casa Civil, Gustavo Rocha, informou que a vacinação dos profissionais de saúde não vai atrapalhar campanha de grupo de risco

269
O secretário da Casa Civil, Gustavo Rocha, afirmou, nesta quinta-feira (25/3), que o Governo do Distrito Federal (GDF) somente vai abrir novos agendamentos de vacinas para profissionais de saúde, e que não integraram a primeira leva da campanha, após zerar a fila dos cadastros realizados.
Por volta das 11h desta quinta, a Secretaria de Saúde encerrou o agendamento eletrônico para que novas categorias, incluindo servidores do Instituto Médico Legal (IML), pudessem receber a primeira dose. No total, 28 mil agendamentos foram registrados pela pasta, em duas horas de sistema aberto.
“Finalizado o primeiro grupo, iniciará o seguinte. Para chamar os novos grupos, depende do término da vacinação do primeiro e que depende do número de vacinas que chegarem ao DF. Cabe lembrar que a imunização desses profissionais em nada afeta a dos grupos prioritários. Das remessas recebidas, uma pequena parte é direcionada”. frisou.

ambém presente na coletiva, o secretário de Saúde, Osnei Okumoto, destacou que as duas campanhas estão sendo realizadas de forma paralela. “A cada remessa, estamos fazendo a diminuição da faixa etária. Agora, não poderíamos deixar de vacinar profissionais de saúde que estão na linha de frente”, disse.

Categorias

De acordo com a secretaria, serão imunizados a partir de sexta-feira (26/3) profissionais com registro nos conselhos e nas entidades representativas de biologia, nutrição, educação física, fisioterapia e terapia ocupacional, fonoaudiologia, psicologia, técnico de radiologia, enfermagem, medicina, odontologia, biomedicina, veterinária, serviço social, farmácia, além de agentes funerários.

A marcação da data foi feita por meio do portal vacina.saude.df.gov.br, que possibilitou ao profissional escolher dia, horário e local para receber o imunizante.

A vacinação para esses profissionais será dividida em fases: a primeira, que ocorrerá entre os dias 26 e 30 de março, comtemplará 26 mil profissionais, ou seja, 25% dos cadastrados.

As fases seguintes serão definidas após o recebimento de mais doses. A cada nova fase, serão adicionados mais 10% do total de profissionais cadastrados.

Instabilidade

Nas primeiras horas desta quinta, com 10 mil agendamentos, o site vacina.saude.df.gov.br, portal do GDF para marcar dia e horário da vacinação contra a Covid-19, apresentou instabilidade.

Após a abertura para novos acessos, o site chegou a ficar fora do ar por alguns minutos. No entanto, o portal voltou a operar normalmente.