Na manhã desta segunda-feira (24/03), a Frente de Defesa da Saúde do DF realizou uma fiscalização surpresa na UPA 1 de Ceilândia, administrada pelo IGES-DF. Participaram da ação o Sindicato dos Odontologistas (SODF), Sindicatos dos Enfermeiros e dos Médicos, os Conselhos Regionais de Medicina, de Serviço Social e de Saúde, além do deputado distrital Gabriel Magno, representando a Comissão de Saúde da CLDF.
O objetivo foi verificar a qualidade do atendimento, a escala de trabalho, o número de atendimentos e internações, e a disponibilidade de insumos para garantir assistência adequada à população.
O presidente do SODF, Wendel Teixeira, inspecionou o consultório odontológico e constatou que a unidade atende entre 150 e 200 pacientes por mês. O atendimento odontológico ocorre de segunda a sexta-feira, das 16h às 22h, e aos finais de semana, em sistema de revezamento com a UPA de Samambaia, das 7h às 19h.
A fiscalização também apontou que a UPA está operando, muitas vezes, como um hospital, sobrecarregando a equipe e comprometendo o atendimento.
A Frente de Defesa da Saúde do DF seguirá acompanhando a situação e cobrando providências para garantir melhores condições de trabalho e assistência à população. Estamos unidos em prol da população e da não privatização do SUS.