DF registra queda de 23,85% no índice de mortes causadas por Covid-19

261

O secretário da Casa Civil, Gustavo Rocha, afirmou nesta quinta-feira (20/5) que houve uma queda de 23,85% no índice de mortes causadas pela Covid-19 no Distrito Federal. Durante a coletiva realizada no Palácio do Buriti, o gestor esclareceu que o número teve como base na semana atual, de 13 a 19 de maio, com relação à semana anterior.

“Na última semana, o Distrito Federal foi a unidade da federação em que houve a maior queda de novos óbitos por semanas no país. Quando a gente começou estas coletivas, o Brasil estava lá em cima no índice, ou seja, aumento de mortes. No dia de hoje, a gente verifica uma queda de 23,85%. Da federação, neste momento, o DF está com a maior queda de percentual de óbitos por conta da Covid no Brasil”, disse.

O secretário sublinhou que a taxa de transmissibilidade da doença chegou a 1.0 – o limite classificado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para acender o estado de alerta das autoridades para evitar uma nova onda de infecção. Contudo, segundo Rocha, a variação durante os dias é natural e o GDF segue monitorando os números para possíveis tomadas de decisões. “Gostaria de chamar atenção que o fato das pessoas terem vacinado, mesmo com aquelas duas doses, não podem voltar a fazer tudo que faziam antes. A gente percebe que há um aumento de algumas faixas etárias na internação, aumento de casos, muitas vezes porque a pessoa acha, já estou vacinado, então eu posso sair e sem se preocupar com máscara, não se preocupar com a higienização das mãos e não se preocupar com distanciamento social. É importante que as pessoas sejam vacinadas e tomem os cuidados necessários. É fundamental isso para que a gente possa sair desse momento mais agudo”, disse.