Covid: internação de pacientes entre 30 e 39 anos aumenta 17% no DF

265

O secretário da Casa Civil, Gustavo Rocha, afirmou nesta segunda-feira (17/5) que houve aumento de 17,2% nas internações de pessoas com a faixa etária entre 30 e 39 anos nos leitos destinados ao tratamento de Covid-19 no Distrito Federal. A declaração ocorreu durante coletiva realizada no Palácio do Buriti.

De acordo com ele, em todas as outras faixas etárias houve queda nos registros nos hospitais da rede de saúde brasiliense.

“Em todos aqueles grupos que já foram vacinados, há uma uma diminuição significativa do número de internação de ocupação de leitos. E de 30 a 39 anos, eu gosto de destacar, porque os jovens ainda acham que estão imunes e salvos da doença. É importante trazer esse dado para mostrar que, como a gente sempre fala, essa cepa de Manaus mudou o perfil da pandemia, houve um rejuvenescimento e hoje há sim internações, muitas internações de pessoas jovens”, destacou. De acordo com o secretário, pela quarta semana consecutiva houve queda no número de óbitos na capital da República. Segundo ele, houve redução de quase 21% da última semana para cá. “Da mesma forma, o número de casos de novas infecções novos vêm caindo há seis semanas”, frisou.

secretário de Saúde, Osnei Okumoto, lembrou que das 80 amostras colhidas no Distrito Federal, 100% indicaram ser infecção pela cepa P1, mais conhecida como a variante de Manaus.

O sequenciamento genético é realizado constantemente pela pasta para monitorar o tipo de vírus que circula entre os pacientes atendidos pela rede de saúde local. Nos últimos boletins, o Laboratório Central (Lacen-DF) havia identificado também a presença da variante britânica na capital federal.

Novo grupo

O agendamento para vacinação contra Covid-19 de pessoas com comorbidades que tenham idade entre 30 e 39 anos começa nesta segunda, no portal da Secretaria de Saúde destinado a esse fim. O grupo contemplado precisa fazer o cadastro para, depois, agendar a data da imunização.

Esses indivíduos serão imunizados com parte das cerca de 85 mil novas doses que chegarão ao Distrito Federal na madrugada de terça-feira (18). Os profissionais da educação também serão contemplados.

Os professores das redes pública e privada, além dos profissionais que atuam em creches, poderão receber as doses a partir desta quinta (20), de acordo com programação do GDF.

No total, são 77.100 doses da vacina de Oxford/AstraZeneca e mais 8.190 unidades da Pfizer que o DF receberá nesta semana do Ministério da Saúde. Além de 40 mil doses da Coronavac para a segunda aplicação.