CLDF prorroga estado de calamidade durante a pandemia

221

Diante do risco de uma terceira onda da pandemia de Covid-19, a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) aprovou nova prorrogação do estado de calamidade pública no DF, nesta segunda-feira (15/6). O Projeto de Decreto Legislativo (PDL) nº 171 amplia o período até 31 de dezembro de 2021. O Governo do Distrito Federal (GDF) foi quem solicitou a ampliação. Segundo o Executivo local, a medida é necessária para o enfrentamento da pandemia de Covid-19 e das crises econômica e energética. O vice-presidente da Casa, deputado distrital Rodrigo Delmasso (Republicanos), elogiou a iniciativa do GDF em garantir agilidade no enfrentamento da pandemia.

Segundo o deputado distrital Robério Negreiro (PSD), as instituições de fiscalização, como o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), estão monitorando os gastos atualmente.

A deputada distrital Arlete Sampaio (PT) enfatizou que o risco da terceira onda é real e que o GDF precisa estar preparado. “Mas nós precisamos investigar. Não só os órgãos de controle”, comentou.

Contradição

O deputado Fábio Felix (PSol) apoiou a ampliação do estado de calamidade, mas criticou a postura contraditória do GDF, destacando a liberação de determinadas atividades, a exemplo da Copa América, que prevê jogos na capital federal.

Por outro lado, a deputada distrital Júlia Lucy (Novo) criticou a medida. Para a parlamentar, medidas para controle da pandemia são necessárias, mas o estado de calamidade não pode ser desvirtuado como um “cheque em branco”.