Cirurgiões-dentistas são homenageados em Sessão Solene no Senado Federal

566

A presidente do SODF, Jeovânia Rodrigues, fez parte da composição da Mesa e cobrou a aprovação de projeto de lei que transforma o programa Brasil Sorridente em lei federal.

Jeovânia Rodrigues, Carla Siqueira, Izalci Lucas,Kaline Alsina e Giovanina Dias

Nesta sexta-feira, Dia do Dentista, 25 de outubro, foi dedicada uma Sessão Solene, no Plenário do Senado Federal, em homenagem ao profissional Cirurgião-Dentista. A sessão, requerida pelo senador Izalci Lucas (PSDB-DF) e pela deputada Celina Leão (PP-DF), contou com a presença de representantes de diversas entidades Odontológicas do Distrito Federal, e também da deputada e odontóloga Patrícia Ferraz (PR-AP).

Na sessão, após a composição da mesa e execução do Hino Nacional, foi apresentado um vídeo sobre a atividade odontológica, em seguida os presentes ouviram a contadora de histórias Nyedja Gennari contar a história da Odontologia. Em seu pronunciamento, o senador Izalci Lucas parabenizou os homenageados e afirmou que o Brasil é a nação com a maior proporção de dentistas por habitantes no mundo, destacou o aumento da qualidade dos tratamentos dentários nos últimos anos, e afirmou que apesar dos importantes avanços, ainda há desafios para universalização dos atendimentos e melhoria na condição dos postos de trabalho da rede pública.

Jeovânia Rodrigues, presidente do Sindicato dos Odontologistas do Distrito Federal, esteve na composição da Mesa na condição de presidente do Conselho de Saúde do Distrito Federal. Com a palavra na tribuna do Senado Federal, Jeovânia Rodrigues, após saudar a Mesa e os presentes na sessão, enfatizou a importância da presença da Odontologia em mais espaços da sociedade. E conclamou pela aprovação do PL 8131/2017 que institui a Política Nacional de Saúde Bucal no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) e inclui a saúde bucal no campo de atuação do SUS.

Jeovânia salientou a importância do Programa Brasil Sorridente ser de fato uma Lei Federal, oportunizando a população de cada município e estado brasileiro uma Atenção Integral à saúde e isto se faz com uma saúde bucal fortalecida. A presidente, também profissional dentista, parabenizou a categoria pelo dia em homenagem ao cirurgião-dentista, e enfatizou a congratulação às mulheres que se dedicam a essa profissão e que são a sua maioria.

Ao lado do presidente da sessão, o senador Izalci Lucas, e da deputada Celina Leão, também foram convidados para compor a mesa o presidente do Conselho Regional de Odontologia do DF (CRO-DF), Marco Antônio dos Santos; o Diretor-Tesoureiro do Conselho Federal de Odontologia, Luiz Evaristo Ricci Volpato; o Gerente de Serviços de Odontologia da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, Maurício Bartelle Basso; e o Conselheiro Efetivo do Conselho Regional de Odontologia do Distrito Federal, Ricardo Paulin.

Confira a GALERIA DE FOTOS aqui.