Cirurgiões Dentistas Contribuam com a consulta pública

364

Estão abertas, até 28 de março, as consultas públicas do Ministério da Saúde para definir as práticas clínicas odontológicas no cuidado de traumatismos dentários em adultos e crianças na rede pública de saúde. As contribuições dos profissionais da Odontologia nortearão a terceira e a quarta diretriz sobre o manejo clínico de traumatismos alveolodentários, em dentes permanentes e decíduos.
Os Conselhos de Odontologia reforçam a divulgação da consulta pública para qualificar e padronizar o atendimento odontológico nesses casos na Atenção Primária à Saúde (APS). A iniciativa prevê contribuir para o melhor fluxo de trabalho de todos os agentes envolvidos: Cirurgiões-Dentistas (da APS ou da atenção especializada); Técnicos e Auxiliares em Saúde Bucal; gestores; professores universitários; pacientes e familiares.
As consultas públicas são realizadas pela Coordenação-Geral de Saúde Bucal do Ministério da Saúde (CGSB/MS). Segundo o Coordenador-Geral da pasta, Wellington Carvalho: “quando falamos desse tipo de traumatismo, nos referimos a quebras ou fraturas nos dentes, que muitas vezes são causadas em esportes de contato, brincadeiras e quedas em geral, em qualquer fase da vida”.
Em âmbito nacional, a terceira e a quarta diretriz irão desenvolver, disseminar e prover o acesso às recomendações baseadas em evidências científicas para a promoção das melhores decisões de tratamento e prática dos Cirurgiões-Dentistas da Atenção Primária.
CLIQUE AQUI e participe da Consulta pública – Diretriz para a Prática Clínica Odontológica na Atenção Primária à Saúde: Manejo Clínico de Traumatismos Alveolodentários em Dentes Decíduos
CLIQUE AQUI e participe da Consulta pública – Diretriz para a Prática Clínica Odontológica na Atenção Primária à Saúde: Manejo Clínico de Traumatismos Alveolodentários em Dentes Permanentes
Por Camila Melo, Ascom CFO.
imprensa@cfo.org.br