Apenas 50% dos adolescentes com comorbidades tomaram vacina no DF

209

A Secretaria de Saúde informou, nesta segunda-feira (9/8), que apenas 50% do total de 10 mil vagas disponibilizadas para agendamento de adolescentes com comorbidades foram preenchidas para a vacinação contra Covid-19. Com isso, a pasta espera reabrir o sistema para uma nova convocação nos próximos dias.
De acordo com o secretário Osnei Okumoto, ainda não há data confirmada para a liberação de novas vagas de agendamento para esse público, mas deve ocorrer até o fim desta semana. O gestor também afirmou que todas as comorbidades contempladas já estão descritas dentro do portal da pasta.

“Nós fizemos uma análise com todo o nosso corpo técnico, assim como também da Comitê de Vacinação, e aquelas comorbidades elas estão muito relacionadas com comorbidades de adultos. Então foram retiradas algumas das quais são mais específicas de adultos e aquelas 21 comorbidades com mais as 19 que já tinha sido anteriormente incluídas para atender esses adolescentes”, disse.

Vacinas
Mais cedo, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), anunciou a vacinação contra a Covid-19 para jovens com idade a partir de 20 anos. Em publicação no Twitter, o chefe do Palácio do Buriti informou que a imunização desse público começará na quinta-feira (12/8). A expectativa do GDF é de imunizar, até o fim do mês, com pelo menos a primeira dose, toda a população com mais de 18 anos.
Na manhã desta segunda-feira, o DF recebeu 20 mil doses da Coronavac, sendo 10 mil para uso como D1 e 10 mil para D2. Outro carregamento, com 143 mil doses da Pfizer, é esperado para chegar à capital federal nesta noite.

Vacinação para 25 anos começa nesta terça
O DF recebeu, no último fim de semana, 214.770 doses de imunizantes contra a Covid-19 e vai expandir a vacinação para pessoas com idade a partir de 25 anos. Esse público começará a ser imunizado nesta terça-feira (10/8).

Na sexta-feira (6/8), o Ministério da Saúde enviou ao DF 153.270 doses da vacina da Pfizer, sendo 143.910 para D1 e 9.360 para D2. A capital federal também recebeu 1.350 doses da Janssen, que é de dose única e 28.250 doses da AstraZeneca, destinadas para D2.

Já no sábado (7/8), chegaram mais 31.900 doses de AstraZeneca, que serão destinadas para D1. “Todas as vacinas já foram conferidas e armazenadas adequadamente. Agora, estamos organizando tudo para distribuir para os pontos de vacinação na segunda-feira”, disse a chefe do Núcleo da Rede de Frio, Tereza Luiza Pereira.