Na tarde de quarta-feira (19/03), o Sindicato dos Odontologistas do Distrito Federal (SODF) participou de uma reunião da Frente de Defesa da Saúde do DF, ao lado de outras entidades e conselhos, para discutir a atual situação da saúde pública na capital federal, o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e a valorização dos profissionais da área.
De acordo com o presidente do SODF, grande parte da população não conhece a realidade de viver sem o SUS e os impactos negativos que a privatização da saúde pode causar. “Nossa geração não sabe como é precisar de assistência médica e não ter acesso. Antes do SUS, apenas quem contribuía com a Previdência Social era atendido, e não existia a prevenção de doenças como temos hoje. Não podemos permitir esse retrocesso!”, enfatizou o presidente.
O grupo reforçou a necessidade de barrar qualquer tentativa de terceirização da saúde pública no DF. Para isso, foram definidas algumas medidas estratégicas que visam proteger o SUS e garantir um atendimento de qualidade à população. O SODF reafirma seu compromisso com a defesa de uma saúde pública universal, gratuita e de qualidade para todos.