A Unidade Básica de Saúde 17, localizada em Ceilândia, deu início a uma ação inovadora que une conscientização ambiental e cuidados com a saúde bucal. O projeto-piloto foi levado ao Centro de Educação da Primeira Infância (Cepi) Jandaia, onde foi instalada uma caixa ecológica para o descarte correto de escovas de dentes usadas.
O objetivo da iniciativa é proporcionar um destino sustentável para as escovas utilizadas, que normalmente seriam descartadas no lixo comum. Assim que a caixa estiver cheia, o material será recolhido pela equipe da UBS e encaminhado à ONG Amigos da Vez, responsável pela destinação ambientalmente adequada dos resíduos em parceria com a empresa Curaprox.
A proposta foi idealizada pela cirurgiã-dentista Ivonise Sampaio dos Santos, que também atua como preceptora no Programa de Residência Multiprofissional em Gestão de Políticas Públicas para Saúde da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs). Segundo ela, a ideia surgiu a partir da preocupação com o descarte das escovas de dentes que são distribuídas nos kits de higiene bucal durante as atividades educativas nas escolas.
“Nós já trabalhamos com educação em saúde bucal com as crianças. Agora, agregamos uma abordagem mais sustentável ao projeto, estimulando o cuidado com o meio ambiente desde cedo. Caso o projeto-piloto funcione bem, nossa intenção é expandi-lo para outras instituições. Queremos que as crianças se tornem agentes multiplicadores desse hábito em suas famílias”, explicou Ivonise.
Durante a implantação da caixa de coleta, os estudantes receberam kits de higiene bucal e participaram de uma apresentação lúdica com fantoches, que abordou, de forma leve e educativa, a importância de descartar corretamente as escovas de dentes.
O projeto também contou com o apoio das residentes Clifftianny Alves Sousa, Lorranny Rosa de Jesus Xavier e Mariany Lima Tavares, que integram o Programa de Residência Multiprofissional em Gestão de Políticas Públicas para Saúde da Secretaria de Saúde do DF (SES-DF).



