Turismo vacinal: 2 mil pessoas de fora tomaram a segunda dose no DF

242

Informação foi divulgada pelo chefe da Casa Civil, durante coletiva de imprensa realizada no Palácio do Buriti, nesta quinta-feira (15/4).

 

O secretário-chefe da Casa Civil, Gustavo Rocha, afirmou nesta quinta-feira (15/4) que pelo menos dois mil moradores de outras unidades da Federação receberam a segunda dose das vacinas no Distrito Federal. O número é preocupante, uma vez que as remessas são efetuadas conforme o quantitativo previsto para as duas etapas de imunização.
“Aqui, estamos separando D2 para D2. Em outros municípios, estão usando D1 para D2, o que fez o DF cair no ranking nacional. A Secretaria de Saúde concluiu que vacinamos 2 mil pessoas a mais com D2, além da previsão. Isso nos gera uma preocupação, porque as pessoas que tomaram a D1 em outros estados estão vindo ao DF para vacinação da D2”, afirmou Gustavo Rocha, durante coletiva de imprensa.

Também presente no evento, o secretário de Saúde, Osnei Okumoto, emendou que o cenário fez com que o Governo do Distrito Federal (GDF) aumentasse para 10% o estoque da reserva técnica da chamada segunda dose – para, assim, evitar que a população fique sem o imunizante.

“Enquanto não estiver claro para o país dessa perda que acaba ficando no frasco, a gente vai trabalhar com essa reserva técnica de 10%”, frisou Okumoto.

Nova faixa etária

Como adiantou a coluna Grande Angular, a vacinação contra Covid-19 de pessoas com 64 e 65 anos no Distrito Federal começa neste sábado (17/4). A informação foi confirmada pelo governador Ibaneis Rocha (MDB).

O Ministério da Saúde anunciou o envio ao DF de 80 mil doses de AstraZeneca e Coronavac, entre as quais 72,8 mil serão aplicadas, e o restante deve ser mantido como reserva técnica. A previsão é que os imunizantes cheguem à capital do país até sexta-feira (16/4).