Transporte gratuito para profissionais da saúde no DF

795

Profissionais da área de saúde terão direito à gratuidade no transporte público do Distrito Federal enquanto durar a pandemia do novo coronavírus. A lei foi aprovada após a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) derrubar o veto do governador Ibaneis Rocha (MDB).

Durante sessão remota da Câmara Legislativa do DF, os deputados distritais derrubaram o veto total ao PL 1095/2020, de autoria do deputado Prof. Reginaldo Veras (PDT), que assegura a gratuidade no Sistema de Transporte Público do Distrito Federal aos profissionais da área de Saúde do Distrito Federal, durante a vigência de estado de calamidade pública. Segundo Veras, “os profissionais da área da Saúde são aqueles que estão na linha de frente no combate e tratamento das pessoas que buscam os serviços médicos. São heróis que não podem ficar em isolamento, se protegendo em casa, pois tem a nobre e árdua missão de cuidar da saúde da população. Por isso, é fundamental que esses profissionais, que se dedicam integralmente neste momento de pandemia, circulem gratuitamente nos ônibus e no metrô do DF”, diz.

De acordo com o texto apresentado por Veras, os profissionais da Saúde devem apresentar o crachá de trabalho para identificação e acesso ao transporte público. A medida irá beneficiar médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem. Segundo o deputado Jorge Viana (Podemos). “O projeto vai beneficiar, especialmente, aqueles profissionais da iniciativa privada que ganham em média R$1200,00”.