SODF participa de Audiência Pública sobre as carreiras da saúde

526

Ocorreu ontem, (19) na Câmara Legislativa do DF, a Audiência Pública para debater as carreiras, Assistência Pública a Saúde (APS), Médica, Enfermeiro e Cirurgião Dentista, da Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF).
O evento foi iniciativa do deputado distrital Jorge Vianna (Podemos), que objetivou o debate dos problemas existentes nas carreiras dos servidores e a inclusão nos salários do pagamento da terceira parcela, pendência que vem desde setembro de 2015.
A sessão também contou com representantes das Secretarias de Saúde, Fazenda, Orçamento e Gestão e de Relações Institucionais, além das entidades sindicais da área saúde, estudantes e trabalhadores da saúde.
Representando o Sindicato dos Odontologistas do DF – Rozângela Camapum participou da audiência e levou a pauta do Cirurgião-Dentista para o debate.
Para Rozângela, os dos principais pontos levados para a ocasião foram:
• Solicitar aos gestores presentes que indicassem o mês que será pago a terceira parcela, retida pelo governo anterior e prometida pelo Governador Ibaneis;
• Pagamento do retroativo, atrasado desde 2015;
• Carreira dos Cirurgiões-Dentistas: paridade com a categoria médica:
• Valorização dos trabalhadores da saúde.
Após o debate das propostas ficou como encaminhamento que serão convocadas pelo deputado outras reuniões com os sindicatos para dialogar acerca de um plano de carreira que corrija as distorções existentes hoje. A Secretaria de Fazenda informou que está garantido o pagamento da terceira parcela no segundo semestre e a Secretaria de Saúde informou que está fazendo os cálculos do retroativo para apresentar aos sindicatos. Todas as autoridades presentes reconheceram o trabalho que os profissionais desenvolvem para garantir o direito à saúde da população.
A representante do SODF expôs os pleitos da categoria para a mesa da audiência e destacou a importância da participação popular, das lideranças sindicais e dos servidores, buscando contribuir no diálogo e na construção de debates produtivos para gerar boas iniciativas da gestão da saúde do Distrito Federal.