Representantes da SES DF se reúnem com o Conselho de Saúde de Taguatinga para debater sobre composição de ESF

1643

A ampliação da carga horária de 40h para Técnicos em Higiene Dental e CirurgiõesDentistas esteve na pauta com boas notícias aos profissionais da saúde bucal.

O Conselho Regional de Saúde de Taguatinga (CRST) se reuniu, no último dia 30 de agosto, com o Secretário de Saúde, Osnei Okumoto, e alguns subsecretários da Secretaria de Saúde do DF (SES DF), para pleitear recursos humanos. A pauta principal foi sobre a nomeação de 22 médicos, a pedido do CRST, para compor as equipes de Saúde da Família da região sudoeste que, atualmente, encontram-se defasadas de médicos, dentistas, enfermeiros, entre outros profissionais da saúde. A demanda mais urgente seria de médico, inclusive noticiada em uma reportagem da TV Globo em 20 de agosto, na qual foi mostrada que as equipes no Centro de Saúde 2 de Taguatinga estavam desfalcadas há cinco meses.

Segundo o secretário, a SES está fazendo uma estruturação das demandas, pois muitos servidores do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IGES-DF) ainda não fizeram a migração para a SES. A perspectiva é de que mais servidores saiam dos hospitais de Santa Maria e Upa para a SES, e após a transição isso será redimensionado, sendo possível dessa forma analisar o que ficará defasado de recursos humanos.

Na reunião, o Conselho de Saúde pediu um prazo para finalização do processo e nomeação de novos médicos para compor as equipes de Estratégia Saúde da Família. Os representantes da SES afirmaram que o mês de outubro seria o prazo final para que o IGES possa disponibilizar os profissionais. E, após esse dimensionamento será possível a nomeação de médicos para compor as equipes de ESF*.

Entre outros desdobramentos da reunião, foi colocada a pauta da saúde bucal, na qual os representantes da SES comunicaram que, em breve, haverá uma ampliação de carga horaria de 40h aos profissionais da saúde, dentre eles, segundo o secretário, muitos Técnicos em Higiene Dental e Cirurgiões-Dentistas. A priori não foram listados os nomes que irão compor a lista de 40h dos cirurgiões-dentistas. Portanto, a ampliação deve sair nos próximos dias conforme a informação do subsecretário.

O secretário afirmou que não depende apenas da SES a ampliação da carga horária, que existem algumas situações a respeito das 40h, como a dificuldade financeira a qual o GDF está passando, mas que é a intenção deles favorecer o andamento do processo, já que não estão com as equipes todas consistidas. Inclusive, houve uma sensibilização por parte da Secretaria da Fazenda e Planejamento, no sentido de viabilizar o processo.

Ao final da reunião, o secretário Osnei Okumoto se deixou a disposição para o Conselho. Para Aroldo Neto, cirurgião-dentista e representante do Sindicato dos Odontologistas do DF no Conselho de Saúde de Taguatinga, o encontro foi positivo, pois o secretário recebeu o controle social, abrindo espaço para a conversa e negociação, se comprometendo em cumprir as demandas solicitadas.

*Estratégia Saúde da Família visa uma melhor eficiência na promoção da saúde e prevenção de agravos na saúde das famílias.