Menos de 1% dos dentistas nos EUA contraíram Covid-19, aponta estudo Pesquisa feita com 2.200 dentistas no país revela que 99% deles estão adotando medidas corretas de controle do novo coronavírus, como protocolos de triagem e práticas seguras de desinfecção

2272

Segundo um relatório recém-publicado pelo The Journal of the American Dental Association, menos de 1% dos dentistas que atuam nos Estados Unidos foram infectados pelo novo coronavírus, apesar da alta probabilidade de contaminação da atividade. O resultado é muito inferior ao de outros profissionais de saúde nos EUA durante a pandemia.

Segundo o estudo, 99% dos dentistas estão adotando medidas corretas de controle da Covid-19, como protocolos de triagem e práticas seguras de desinfecção. “Esta é uma notícia muito boa para dentistas e pacientes”, afirma Marcelo Araujo, diretor-presidente do Instituto de Ciência e Pesquisa da American Dental Association (ADA), em nota. “Isso significa que os profissionais estão tendo maior controle de infecções e mais atenção à segurança de sua equipe e do paciente. Está funcionando.”

O relatório analisou cerca de 2.200 dentistas nos EUA em junho. No mês anterior, 82% deles não manifestaram qualquer sintoma, e 16,6% afirmaram ter realizado o teste para identificar o novo coronavírus. Entre os não testados, 0,32% recebeu um diagnóstico provável de Covid-19.

Em março, o jornal The New York Times listou a odontologia como uma das profissões de maior risco contaminação, com base em dados do Departamento do Trabalho dos EUA. Presumiu-se que a transmissão do vírus poderia ocorrer devido à proximidade entre os profissionais e outras pessoas, além da possibilidade de contaminação por conta de aerossois e pequenas partículas que poderiam ser expelidas por quem estivesse infectado.