GDF diz ter recebido menos vacinas do que outras unidades da Federação Número é menor que pelo menos 8 estados, que registraram repasses da União entre 21,46% até 26%, segundo levantamento da Secretaria de Saúde

308

O secretário de Saúde, Osnei Okumoto, afirmou que o Distrito Federal é uma das unidades da Federação que menos recebeu doses da vacina contra a Covid-19 proporcionalmente ao número de habitantes. A declaração ocorreu nesta segunda-feira (5/4), durante coletiva de imprensa realizada no Palácio do Buriti.

De acordo com Okumoto, um levantamento elaborado pela Secretaria de Saúde mostra que pelo menos oito estados já teriam recebido doses suficientes para vacinar entre 26% e 21,46% da população. No caso da capital da República, contudo, esse número é de 18,47%.

“Isso nos levou a apresentar os números para que o Ministério da Saúde disponibilize mais doses para imunizar a população do Distrito Federal”, disse.

Também presente na coletiva, o secretário da Casa Civil, Gustavo Rocha, afirmou que o Governo do Distrito Federal (GDF) contratou 1.658 aposentados da Secretaria de Saúde para retomarem as atividades na linha de frente no combate à pandemia

Contratações

Segundo ele, são 13 clínicos, três nefrologistas, 95 fisioterapeutas, 904 enfermeiros e, ainda, 643 técnicos em enfermagem para atuar na rede pública local.

“Hoje há uma sobrecarga nos servidores de saúde e uma das medidas do governador foi autorizar a recontratação dos aposentados para auxiliar no trabalho dos que estão na linha de frete”, disse.

Ainda segundo Gustavo Rocha, desde que as novas medidas foram tomadas e algumas flexibilizadas, exceto o toque de recolher, a Secretaria DF Legal vistoriou cerca de 383 mil estabelecimentos comerciais e, destes, 556 foram interditados. Atualmente, o órgão é responsável por fiscalizar o horário de funcionamento e a observância dos protocolos definidos pelo GDF.