DF recebe doação de 22,4 mil testes para detecção da Covid-19 Os exames são antígenos e indicados para pacientes nos primeiros dias de sintomas do novo coronavírus. Kits foram doados pela Opas

275
COVID19 test for diagnosis new corona virus

Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (Opas/OMS) doou ao Distrito Federal 22,4 mil testes antígenos para detecção da Covid-19. Na carta de doação, a Opas destaca que os testes devem ser utilizados como estratégia de enfrentamento à pandemia, na investigação de casos da doença.

A doação foi entregue na Farmácia Central da Secretaria de Saúde no fim de março. Todos os testes já foram distribuídos para as sete superintendências de saúde.

O teste de antígeno é um exame imunológico rápido, que avalia a proteína viral do SARS-CoV-2 no organismo. O resultado poderá diagnosticar infecção viral atual, mas não detectar os anticorpos adquiridos.

Em pacientes com carga viral elevada (o que costuma ocorrer na fase pré-sintomática, de um a três dias antes dos sintomas, e na fase sintomática inicial, entre o quinto e o sétimo dias da doença) a sensibilidade é superior a 90% quando comparada ao teste de RT-PCR.