Audiência Pública reúne autoridades e entidades de classe para discutir modelo para a saúde do DF

549

Na tarde de ontem (18) uma audiência pública reuniu parlamentares, gestores da Secretaria de Saúde, incluindo o secretário Osnei Okumoto, servidores e usuários na Câmara Legislativa do DF. Promovida pela deputada distrital Arlete Sampaio (PT), o objetivo do encontro foi debater sobre qual seria o modelo capaz de tirar o sistema de saúde do Distrito Federal da UTI e conhecer as propostas do governo Ibaneis para o setor.
No início do evento, Okumoto, acompanhado de servidores ocupantes de diversos cargos na secretaria, apresentou um quadro geral da situação atual. Após a apresentação dos dados feita por Okumoto, representantes do governo, sindicalistas, integrantes dos conselhos de saúde e usuários fizeram diversas observações e solicitações ao Secretário de Saúde.
Na ocasião, a Presidente do Sindicato dos Odontologistas do DF, Jeovânia Rodrigues foi uma das oradoras inscritas durante as comunicações gerais e questionou a execução orçamentária da saúde. “Em relação aos recursos federais deixa-se de executar em média 20% dos recursos empenhados. De forma que há valores muito significativos, maiores que 400 milhões de reais que deixaram de ser utilizados, mesmo diante desta situação tão difícil que vivemos. Pensar em como tirar a saúde da UTI passa necessariamente pela execução plena dos recursos destinados, sem colocá-los em risco com mecanismos duvidosos de gestão, como o que está sendo implantando com o Instituto.” Enfatizou Jeovânia.
Ao final do debate, a deputada Arlete Sampaio anunciou que, na próxima segunda-feira (25), às 15 horas, a atenção à saúde mental no Distrito Federal será tema de uma nova audiência pública na Câmara Legislativa.